Identidade visual é o conjunto de elementos visuais especialmente criado para comunicar a essência da sua marca para o mercado. É sua missão, visão e valores estampados no logotipo, na assinatura de e-mail, no site, nos banners, nas redes sociais, etc. Serve, em outras palavras, para transmitir às pessoas seu propósito, por que você faz o que faz e no que acredita. Mas isso, se você é leitor assíduo do nosso blog, acreditamos que já saiba. (Se não, tudo bem também, veja esses materiais: o que é um logotipo; razões para investir em uma marcacomo criar uma na Psicologia.) 

Agora, neste post, vamos mostrar de uma vez por todas quais são os problemas causados pela falta de identidade visual do seu consultório. Você ira saber na prática por que não é interessante ter um cartão de visita diferente do logotipo, que, por sua vez, difere das cores do banner, e este que em nada tem a ver com o site institucional.

Bom, elencamos aqui quatro questões passíveis de acontecer com qualquer empreendedor da área que não tenha investido na identidade visual do próprio negócio. Veja só!

1. Sua marca não é reconhecida pelo público

A falta de coerência na apresentação da marca do seu consultório de Psicologia pode gerar uma sensação de confusão nas pessoas. Isso porque, ao encontrar uma incompatibilidade (às vezes, o processo é inconsciente) entre o logotipo da empresa e a linguagem visual nos demais canais, como site, redes sociais, espaço físico, seu paciente (ou potencial cliente) terá dificuldades em memorizar sua marca. Ou seja, perde você que, embora visto, não será lembrado.

Solução: cuide da coerência entre os elementos que compõem sua identidade visual. Somente invista na presença online se tiver condições, por exemplo, de garantir um design adequado para todos os seus materiais, incluindo uma linguagem similar em cores, formas e fontes!

2. O público confunde seu segmento

A reverberação da marca no seu público está diretamente ligada ao design dela, certo? Bom, esse processo de criação envolve pensar em como relacionar o logo ao seu segmento de atuação para que, logo à primeira vista, fique claro qual é a sua área.

Nos casos onde a identidade visual do consultório inexiste, é bem provável que seus porquês não sejam transmitidos por meio dessa ação — o que também pode gerar confusão no seu público. Neste caso, as pessoas passam a associar uma marca a um segmento completamente diferente do qual ela pertence.

Solução: escolha uma paleta de cores para ser utilizada em todos os seus materiais de comunicação e, claro, utilize o manual de marca para a aplicação do seu logo em todos eles. Assim, os riscos de seu negócio perder a identidade são quase zero.

3. Seu negócio perde credibilidade

A identidade visual do seu consultório é peça chave para transmitir sensação de profissionalismo e credibilidade em meio ao público. Se cada material de comunicação apresenta uma linguagem completamente diferente, a mensagem do seu negócio se torna controversa e não gera conexão com as pessoas.

Solução: observe se os materiais de comunicação criados a partir do seu logo transmitem a essência do seu negócio, conversam com seu público-alvo e estão alinhados aos objetivos do seu consultório.

4. Sua marca não se diferencia da concorrência

Quando um negócio não tem um posicionamento claro, a probabilidade de estar camuflado em meio a outros negócios que oferecem os mesmos serviços é grande. A verdade é que boa parte dessa identificação no mercado se deve à identidade visual do seu consultório. Logo, a falta dela pode prejudicá-lo na conquista e fidelização dos seus pacientes.

Solução: assim como no item acima, observar se seus valores e posicionamento estão sendo transmitidos por meio da sua identidade visual.

Comunicar uma marca às pessoas é um processo tecnicamente sutil que envolve a criação de uma identidade única, com elementos visuais coerentes aos ideais de um negócio por meio da combinação de tipografia, formas, símbolos e cores. Como pudemos notar, a construção da identidade visual do seu consultório de psicologia deve ser levada a sério. É preciso investir em profissionais qualificados para dar forma àquilo que vai representar sua empresa no mercado.

Por isso, encorajamos você a entrar em contato agora com nossa equipe especializada em transformar imagens em uma marca profissional!