Em um mercado cada vez mais competitivo, reconhecer e se apropriar do seu lugar enquanto profissional é imprescindível para criar e fortalecer sua autoridade em determinado ramo de atuação.

Especialmente na área da Psicologia, por exemplo, é comum encontrar pessoas que não investem no próprio marketing por falta de conhecimento de por onde começar ou por, simplesmente, não saber como iniciar essa divulgação com ética e profissionalismo.

Por isso, reunimos neste post:

As 5 razões para o psicólogo ter sua própria marca

O principal elemento para iniciar uma gestão eficiente de branding no mercado e, logo, aumentar as possibilidades de conquistar pacientes.

Confere abaixo!

1. Transmitir seu propósito

Uma marca para psicólogos é um resumo do que esses profissionais desejam transmitir para o mundo com o seu trabalho.

Então, a intenção é que, por meio desses elementos, o cliente se conecte, por exemplo, com sua percepção e seus valores, ou seja, aquilo em que você acredita e deseja oferecer para seu público-alvo.

É também comum encontrar psicólogos que não possuem uma identidade visual por ainda não saberem da importância da construção desses elementos para seu posicionamento no mercado e, principalmente, na web — ambiente sobre o qual falaremos no tópico abaixo.

2. Fortalecer a presença na internet

Estar presente na internet enquanto profissional de Psicologia é um desafio para muitos.

Embora alguns psicólogos publiquem seus materiais em perfis pessoais, misturando aquilo que é da vida particular com a carreira, e hora ou outra essa estratégia funcione, o ideal é criar elementos profissionais, como o logo, para se relacionar com os potenciais clientes e também com aqueles que já são de casa.

O que a maior parte dos psicólogos ainda não sabe é que ter essa marca própria pode contribuir para fortalecer a presença digital.

Afinal, hoje em dia, as pessoas conferem mais credibilidade para profissionais e empresas que possuem um conteúdo rico na web, de fácil identificação e que, principalmente, têm bem definido seu propósito, assunto de qual falamos no tópico anterior.

3. Ser lembrado por potenciais pacientes

Além da benesse de conferir credibilidade e profissionalismo, psicólogos com marca própria podem ser mais lembrados por pacientes e potenciais pacientes (prospects) por conta de uma identidade visual bem planejada.

Isso porque ter um logotipo de alto impacto, que comunique exatamente os valores e a percepção do profissional, pode fazer com que as pessoas se conectem mais ativamente com o seu serviço.

Seja na escolha das cores, das formas geométricas, dos desenhos e das fontes, cada elemento gráfico é um passo importante para a conquista da atenção dos seus clientes.

Lembre-se: sua marca é o DNA do seu trabalho no mundo, uma vez que o papel do logo é transmitir a essência daquilo que você oferece aos seus pacientes.

4. Firmar sua autoridade no ramo de atuação

Claro que apenas a criação de uma marca para psicólogos por si só não determinará o sucesso dessa ação.

A elaboração de um logo, claro, é o primeiro passo para uma estratégia de marketing exitosa. Isso porque há um trabalho chamado gestão de marca ou branding, que citamos logo no início do texto, que também contribui para o incremento da sua autoridade no ramo de atuação.

Mas o que é branding?

Fazer a gestão de sua marca, o chamado branding, significa planejar e adotar algumas ações para fortalecer a mensagem que você desejou passar ao criar um logo profissional.

Na vida de um profissional autônomo ou microempresário, por exemplo, significa criar fluxos de trabalhos que dialoguem e transmitam seus valores e percepções.

Ou seja, na prática, é a linguagem que você utilizará para dar boas-vindas ao seu possível paciente por e-mail, a escolha do conteúdo que irá publicar nas redes sociais para atrair seus prospects e as imagens que utilizará para ilustrar seus posts na internet.

5. Aumentar o número de pacientes

Depois de conhecer as quatro primeiras razões em ter uma marca para psicólogos, a última pode ser a mais atrativa para a sua carreira: aumentar o número de atendimentos no seu consultório.

Se realizado com ética e profissionalismo, a criação de um logotipo e a gestão dessa marca podem ser peças-chave para o sucesso do sua prática profissional.

Isso porque seu paciente estará completamente em contato com sua marca por ações que inspiram credibilidade e profissionalismo.

E então, se convenceu da importância em ter seu logo? Agora que você já conhece as principais razões para desenvolvê-lo, é hora de dar o pontapé: entre em contato conosco e solicite a criação de uma marca para psicólogos!