Quais os reais perigos de não ter uma Marca Profissional no mercado da Psicologia? E por que escolher uma empresa especializada é a melhor escolha para criar sua identidade visual?

Neste post vamos tentar descobrir isso…

Antes de começarmos vamos definir:

O que é uma Marca?

Nos dias de hoje uma Marca é mais que um ativo de divulgação do seu consultório psicológico. Ela é a identidade da sua atividade profissional. É também um aliado na conexão emocional entre você e seus pacientes.

Marcas são construídas na sua cabeça

O poder de uma Marca Profissional vive aí dentro do seu cérebro. Ele é uma máquina perfeita para entender padrões.

E assim como nos engana quando enxergamos rostos nas nuvens (porque tenta buscar imagens conhecidas – padrões) faz o mesmo com objetos. E é aí que criar uma Marca começa a fazer sentido.

Reconhecendo os padrões incluídos no seu logo

Nossa habilidade inata de reconhecer objetos conhecidos nos ajuda nessa ambientação.

Quando chegamos em um lugar desconhecido procuramos por algo familiar, buscando segurança.

Agora pense nas Marcas que são mais facilmente reconhecidas, mesmo em meio a poluição visual. Elas são tão fortes que conseguem sobressair em meio a um mar de outros estímulos. Formas e elementos que gritam por sua atenção.

Eu sugiro um testes: saia pela cidade e tente não enxergar os “arcos dourados” do McDonald’s, por exemplo.

O perigo de não ter um logotipo feito por um profissional

Marcas fortes tem o poder de serem reconhecidas por seu público da mesma forma que enxergamos padrões.

Esta familiaridade é construída por algumas Marcas Profissionais que conseguiram construir esta identificação com muito trabalho e conhecimento técnico.

Este é o poder de uma Marca: identificar o seu consultório mesmo em situações de muito ruído, fazendo com que ela se ressalte no meio da multidão.

Os 3 problemas que uma Marca Profissional amadora causa para os psicólogos

Seu negócio parecerá amador

Usando materiais de divulgação de baixa qualidade visual no seu consultório, você atrela esse amadorismo a sua prática profissional.

O seu paciente, inconscientemente, percebe a falta de qualidade na sua apresentação e liga isso a você, causando desconfiança e insegurança na relação profissional que ele está estabelecendo com sua psicologia.

Sem Credibilidade

Se você se descuida dos detalhes visuais do seu consultório pode passar a impressão que não liga muito para a sua profissão. Sei que isso parece exagerado, mas você como psicólogo sabe como os seres humanos processam esses detalhes.

Pesquisas de Marketing já identificaram que clientes, dos mais variados mercados, confiam mais nos profissionais que aparentam se importar com a sua profissão, em todos os detalhes. E o seu paciente é um cliente que contrata quem ele confia.

Falta de Identidade Visual

Os materiais da sua identidade visual, se forem gerados a partir de um logotipo amador, vão estar desconectados dos objetivos gerais da sua profissão, prejudicando o sucesso do seu consultório.

Se você for desenvolver um cartão de visitas para psicólogos, uma capa para a sua página no Facebook ou até o seu novo site, pode ter o que chamamos de “Crise de Identidade”.

Mas o que é essa tal de crise de identidade e o qual a relação com a Psicologia?

A diferença e a falta de padrão podem levar seu paciente a pensar que ele está vendo consultórios diferentes a cada hora que entra em contato com você.

Crie uma única identidade e trabalhe a fixação de sua Marca, mantendo essa identidade em todos os materiais de marketing e comunicação do consultório.

Crie o seu logotipo e conquiste mais clientes para o seu consultório!

Aqui na Pling criamos logotipos que ajudam a criar uma Marca Profissional de sucesso na Psicologia.