Cartão de visita é uma pequeno papel que contém dados profissionais de pessoas ou negócios. Bom, ele tem basicamente duas funções: a primeira, de ordem prática, é reunir as informações para contato com você ou com sua empresa; a segunda, e mais importante, transcende o propósito dessa comunicação entre pessoas.

E é nessa utilidade que reside todo o poder do cartão de visita para um consultório de psicologia. Quer entender por quê? É o que mostraremos em seguida neste post. Segue a leitura!

Contato de apresentação

Sabe aquela história de que a primeira impressão é a que fica? Pois então, embora a veracidade seja altamente contestável na relação entre pessoas, essa premissa pode valer quando o assunto são pessoas e negócios.

Isso porque é por meio de um cartão de visita  que conhecemos um profissional ou os serviços que uma empresa presta no mercado. Quando o recebemos, guardamos para posterior contato ou para entregar a alguém que possa se interessar. Há ainda a possibilidade de o cartãozinho ser oferecido pelo próprio dono do cartão para alguém, não é mesmo?

Em todas as possibilidades, trata-se de um momento de apresentação. E como, enquanto empresa, gostaríamos de sermos vistos? Com credibilidade e profissionalismo, certo? E para esses aspectos o cartão é fundamental! Pronto, hora de seguir para o próximo tópico.

Comunicação de valores

Além de poder comunicar profissionalismo e credibilidade (ou não), um cartão de visita pode ser também instrumento de transmissão dos outros valores do seu negócio. No caso de um consultório de psicologia, é possível seguir difundindo a essência da sua marca por meio do seu cartão.

Aspectos como bem-estar, conforto, acolhimento, expressão, conexão, embora sejam impalpáveis, podem ser representados na extensão desse papel do seu consultório. Basta escolher uma empresa de confiança para elaborar sua arte,

Disposição de informações

Quais e quantas informações inserir no seu cartão de visita também é uma questão relevante para determinar o grau de qualidade do seu material. A escolha e apresentação desses dados deve ser feita de maneira clara e objetiva, dando destaque àquilo que é importante na trajetória profissional.

Priorize titularidades acadêmicas, formações dentro da área que atua, público que atende e serviços que presta. Por exemplo, se seu consultório é especializado no atendimento a crianças e adolescentes, isso deve constar no cartão de visita.

Se somente você atende neste local, é fundamental constarem dados sobre seu registro de classe (CRP), formação e especialidade também. Escolha somente aqueles que realmente atribuem valor ao seu atendimento.

Importante lembrar também que as informações sobre endereço físico, site e redes sociais são essenciais para estar no seu cartão, ok? Assim, seu público poderá encontrar você com mais facilidade!

Características de um bom cartão de visita para psicólogos

Cores

Neste blog, já falamos sobre a importância das cores na criação do seu logotipo. E não é diferente com o cartão de visita. Cada pigmento inspira uma sensação, emoção ou percepção. É importante destacar ainda que este material deve seguir a mesma identidade do seu logo, ok?

Layout

Outro aspecto fundamental é o layout do seu cartão de visita. Quando estamos falando de serviços associados ao bem-estar, como psicologia, é interessante adotar traços que inspirem acolhimento, limpeza, descanso e saúde.

Impressão

Você pode escolher bem as cores e o design do seu cartão, mas outro momento determinante é impressão do seu documento. Portanto, observe o tipo de papel, a gramatura e o acabamento. Essas variáveis podem minar a mensagem que desejou transmitir ao fazer as escolhas anteriores.

Cartão de visita está ultrapassado?

Por mais que materiais gráficos virtuais venham ganhando destaque nos últimos 10 anos, o bom e antigo cartão de visita segue como primeira opção na hora de apresentar seus serviços ou negócio presencialmente para outras pessoas.

Além de facilitar a identificação dos meios de contato com sua empresa para o outro, esse instrumento pode ajudar a comunicar sua marca para o mundo, ampliando seu networking e, claro, conectando mais pessoas à sua rede — ainda que do presencial para o virtual.

Bom, já ficou evidente a importância de investir em um cartão de visita que transmita credibilidade e profissionalismo para seu consultório de psicologia, não é mesmo?

Então, não perca mais tempo e entre em contato agora mesmo com nossa equipe de design para criar o seu!