Marketing para psicólogos é um conjunto de estratégias organizadas para entender e atender às necessidades de determinado público. É essencial para todo empreendedor independentemente da área de atuação. Arriscaríamos em dizer que até na vida pessoal precisamos de certo marketing.

Bom, mas não viemos falar disso. Neste post, reunimos algumas dicas simples, essenciais e eficazes de Marketing para psicólogos. Se adotadas no dia a dia, elas podem ser farol para uma carreira de sucesso.

1 – Defina seu serviço

Essa dica está relacionada a um dos pilares do Marketing: o produto. É importante delinear os contornos do trabalho que você oferece para o mundo e focar nisso. Na vida, nós já sabemos: não adianta tentar abraçar o mundo. No marketing para psicólogos? Também!

Daí, é importante se questionar: quais as características dos serviços que eu ofereço? Quais habilidades eu tenho e desejo oferecer? A partir dessa reflexão, é possível desenhar esse continente para o seu consultório — passo fundamental na vida de um negócio.

Essa parte está contida no produto, que é um dos quatro “P’s” do Marketing Mix, ao lado de Praça, Preço e Promoção — assuntos cuja aplicação prática na carreira de um psicólogo abordaremos nos próximos tópicos.

2 – Invista em uma marca profissional

A marca é o DNA de um negócio. Por meio desse símbolo, é possível transmitir uma mensagem alinhada ao serviço que você oferece. Nesse sentido, dentro do Marketing para psicólogos, ressaltamos a importância em ter uma marca que passe autenticidade e profissionalismo.

Aliás, neste blog, já contamos 5 razões para o psicólogo ter sua própria marca. Vale a pena conferir!

3 – Tenha um cartão de visita

E como parte dos elementos que compõem uma boa promoção no mercado, ter um cartão de visita é essencial na composição de sua identidade visual — atente-se que, neste caso, promoção se refere a um dos 4 “P’s” do Marketing, ou seja, tratam-se de ações para a divulgação do serviço.

Essa identidade visual forte possibilita que as pessoas reconheçam sua marca em qualquer lugar: seja presencialmente ou na internet, bem como pode ajudar na conquista de credibilidade diante do seu público.

4 – Compartilhe seus conhecimentos

Outra maneira de ganhar autoridade um um nicho de mercado é compartilhando seus conhecimentos sobre ele. Essa ação faz parte do conjunto de estratégias voltadas para a promoção de um produto. E é bem aceita quando estamos abordando o Marketing para psicólogos.

Mas por quê? Especialmente nessa área, que envolvem subjetividades da alma humana, ser reconhecido enquanto autoridade profissional pode ser um grande chamariz para novos pacientes. Afinal, somos todos humanos e é comum nos identificarmos a partir das nossas vulnerabilidades.

Na prática, significa gerar conteúdo — em vídeo, texto ou áudio, por exemplo — levantando situações do dia a dia sobre temas que dialoguem com sua área de atuação.

Se é psicologia para crianças, que tal abordar questões relacionadas à dificuldade de concentração? Se sua especialidade é atender casais ou adultos, uma sugestão é apresentar dicas para ter uma discussão de relacionamento saudável ou mostrar maneiras de lidar com estresse.

Planeje sua agenda incluindo esse tempo para produção de conteúdo que gere valor para seu público!

5 – Pesquise os valores do mercado

Esse tópico está relacionado à Praça e ao Preço do mix de Marketing para psicólogos. Bom, a verdade é que em qualquer área de negócio, é muito importante acompanhar o que anda fazendo a concorrência.

Portanto, a dica para consultórios de psicologia é pesquisar os valores praticados por negócios que se assemelham ao seu e também mapear essa mudança de preço por localização geográfica.

Feito isso, é hora de adequar à própria realidade, observando aspectos do lugar onde seu consultório está instalado, se os valores estão acima ou abaixo da média do mercado, bem como se o seu serviço entrega a mesma (ou mais) qualidade que os demais.

Então, com essas 5 dicas práticas, eficientes e simples é possível aplicar o Marketing para Psicólogos no seu dia a dia, não é mesmo? É importante lembrar também que, especialmente na área que envolve questões de saúde e bem-estar, a divulgação dos serviços deve ser pautada na ética.

Nesse sentido, ao divulgar seus serviços somente prometa o que pode entregar e utilize sempre seu registro de classe nesse material, deixando claro para seu público que você possui habilitação profissional para exercer sua função.

Agora, nos conte: por qual dessas dicas do Marketing para Psicólogos você vai começar, deixando um comentário logo abaixo neste post.