Do símbolo da Psicologia (Ψ) aos grafismos da natureza, a verdade é que um cartão de visitas para um consultório de Psicologia pode trazer distintos elementos desde que comuniquem um item: a essência do seu trabalho. Às vezes traz formatos irreverentes, imagens ora mais ou menos óbvias, cores, texturas, enfim, reúnem uma infinidade de possibilidades que devem traduzir o propósito do seu consultório. Mas como fazer isso? Como criar um cartão de visitas ideal para seu consultório de Psicologia? É disso que falaremos agora neste post!

Antes de começarmos, vale lembrar: para a produção de qualquer material da comunicação do seu negócio, é preciso ter noção de alguns conceitos como significado das cores, símbolos, tipografia e harmonia visual. Aliás, se você clicar nos hiperlinks deste texto, já é possível ampliar o olhar sobre o tema, viu?

Agora, vamos ao que interessa: dicas sobre como criar um cartão de visitas para um consultório de Psicologia.

Entenda os porquês do seu negócio

O primeiro passo para criar algum material de comunicação para seu consultório não é simplesmente iniciar a produção e colocar a mão na massa. É algo que antecede todo o processo: entender o propósito de você estar oferecendo seu trabalho. O que desejo realmente vender? Bem-estar, saúde, qualidade de vida, escuta amorosa, coragem para as pessoas serem quem são?

Pense nesses aspectos! Afinal, são inúmeras e distintas motivações que nos levam a propor algum trabalho e mapear esse desejo facilitará as escolhas subsequentes que envolvem toda a criação gráfica.

Saiba quem é seu público

Outro passo importante é entender para quem você deseja entregar a mensagem. São pais de crianças, jovens em busca de uma vocação, casais em processo de separação, mulheres em crise profissional? Pesquise seu público e tenha em mente o foco do seu trabalho. Isso garantirá que o conteúdo dos seus materiais de comunicação estejam coerentes à linguagem utilizada pelas pessoas que deseja alcançar.

E, claro, se você ainda não sabe quem é seu público, mapeie suas habilidades e aquilo que deseja oferecer para o mundo. Acredite: já serão ótimos indicativos para a criação de um cartão de visitas.

Utilizar ferramentas gratuitas

Há anos a internet vem tornando nossas vidas mais simples, não é mesmo? Na área gráfica não é diferente. Ferramentas gratuitas estão disponíveis online para ajudá-lo a produzir qualquer material gráfico, veja só alguns exemplos:

  • Canva: o aplicativo de design para não designers oferece diversas opções pré-moldadas para diversos formatos, incluindo, cartão de visita, banners, logo, etc.;
  • PicMonkey: editor de imagens e serviços de design criado para possibilitar que criativos se comuniquem visualmente. É preciso fazer uma conta para ter acesso ás funcionalidades;
  • Pablo by Buffer: editor específico para criação de post para redes sociais.

Bom, embora muito práticas, essas ferramentas não trazem o condão de um profissional qualificado para a produção de qualquer material gráfico. Logo, se não manuseadas corretamente, podem resultar em imagens de baixa qualidade, inclusive, para a impressão. Nesta opção, corre-se o risco também de as imagens não comunicarem a essência do negócio.

Sabendo disso tudo, vale a pena uma passeada por lá, ok?

Contratar profissionais qualificados

Aqui não precisamos nem dizer que é a opção mais adequada, certo? O olhar técnico garante que o material gráfico transmita profissionalismo, harmonia e coerência à linguagem do seu consultório — elementos que contribuem para o fortalecimento da conexão com o seu público.

A verdade é que boa parte dos empreendeendores entende a importância dessa comunicação visual, porém (acreditam que) não podem pagar por esse serviço. E aí está o nosso propósito: somos especialistas em inclusão digital e queremos o ajudar a crescer.

Aqui na Pling contamos com uma equipe especializada para traduzir ideias em comunicação visual com um ótimo custo-benefício, cuidando de todo o processo de maneira personalizada: desde o briefing até a satisfação completa do cliente. O melhor é que você só paga quando e se gostar do resultado.

Um cartão de visita é peça fundamental para uma comunicação positiva do seu consultório. Nós já sabemos que é aquele tipo de divulgação simples e eficaz que não pode faltar no bolso, não é mesmo? E, claro, quando bem feito, já na primeira impressão, transmite credibilidade e profissionalismo.

Entre em contato com nosso time de especialistas para criarmos juntos o seu cartão de visitas. Faça agora um orçamento!