Como vocês criam o meu logotipo?

Durante nosso dia a dia aqui na Pling recebemos muitas perguntas de interessados em criar um logotipo para psicólogos. As perguntas são as mais variadas, mas as campeãs são:

Vocês criam o nome para a minha marca?

Como funciona o processo de criação do meu logotipo?

Então, para responder ao maior número possível de interessados resolvemos escrever este post explicando:

Como funciona o processo de criação de um logotipo para psicólogos?

Mas antes de explicar como criamos nossos logotipos, é importante que você saiba de uma coisa:

Aqui na PLING Psicologia você só paga depois que estiver 100% satisfeito!

Solicite agora mesmo a criação de seu logotipo, receba a primeira proposta em até 3 dias úteis e somente após aprovar o logotipo você efetua o pagamento!

Você não leu errado: você só faz o pagamento depois que estiver completamente satisfeito com o nosso trabalho!

Uma imagem vale por mil palavras

Para facilitar o entendimento do processo que desenvolvemos internamente criamos o infográfico abaixo.

Nele você vai poder visibilizar o passo a passo do trabalho de criação do seu logotipo, o primeiro e fundamental elemento da sua Marca Profissional.

Mas é Logo, logotipo, marca ou logomarca?

É comum que exista confusão entre termos técnicos. Várias vezes lemos e ouvimos aqui na empresa palavras diferentes sendo usadas para o nosso negócio: Criação de Logotipos para psicólogos.

“Vocês criam a minha logomarca?”
“Como faço para pedir o meu logo?”
“Quanto custa a criação de uma marca?”

Fique tranquilo, nós entendemos todas essas perguntas, mas o que é o mais correto?

A primeira coisa a dizer é que ainda existe muito debate acerca desse tema, mas o sentido das palavras não nos deixa errar.

 

Crie o seu logotipo para psicólogos

Criando um logotipo para psicólogos com a PLING você só paga quando tiver 100% satisfeito!

O que é Logo?

Em grego, “logos” significa conceito, significado e “typos” significa símbolo ou figura.

Numa tradução livre, logotipo é o símbolo visível de um conceito.

Quando criamos internamente o conceito que vai ser trabalhado, esse é o logo. Já o símbolo gráfico que vai ser desenvolvido baseado nesse conceito, é o tipo.

O que é Logotipo?

Tem o mesmo significado de Logo, é uma outra maneira de falar a mesma coisa. Um logotipo é o conjunto de um símbolo e da tipografia, que juntos formam o logotipo.

Você pode dizer que o seu logotipo é a representação gráfica do nome da sua empresa, onde só são utilizados o símbolo e a tipografia (letras).

No nosso artigo “Logo para psicologia: o perigo de não ter um logotipo profissional” você pode ler mais sobre esse tema.

O que é Marca

A marca é representação gráfica da sua empresa. Ela é um conjunto criado pelo logo e pela identidade visual. Nesse conjunto temos um símbolo, o logotipo, as emoções que ela passa, as cores, etc.

É o elemento principal da identidade visual da empresa, é através dela que a empresa será identificada em qualquer lugar, independente do conceito gráfico em que está inserida.

O que é Logomarca

Logomarca é um erro conceitual. Ele só é usada por leigos que desconhecem o sentido de logo e tipo.

Ela é formada pela junção de duas palavras:

logo + marca.

  • Logos” significa “significado, conceito”;
  • Marca vem da palavra germânica “marka” e tem o mesmo significado.

Portanto, logomarca significa, literalmente “significado do significado”.

Você pode continuar a usá-la, o mercado acabou se acostumando com o sentido desse neologismo, mas já sabe que tecnicamente não é o correto.

 

Entenda que aqui na PLING denominamos “Marca Profissional” o conjunto formado pelo seu logotipo e pela sua identidade visual (aplicações visuais como cartão de visitas, papel timbrado, capa para redes sociais, etc). 

Como funciona o processo de criação de um logotipo para psicólogo?

Este é o processo interativo entre você e a equipe de Design da Pling. Nele a participação do psicólogo é fundamental para um resultado que todos queremos.

A busca pela excelência que entendemos que sua atividade profissional merece.

Com a palavra os designers

Uma entrevista com nosso líder de Design

Mas para que não fique nenhuma dúvida sobre o nosso processo de criação dos logotipos para os psicólogos, convidamos Ederson Wbatuba, Designer Chefe da equipe de criação da Pling, para uma entrevista.

Ele respondeu algumas perguntas que nossos clientes nos fazem sobre como criamos de uma Marca de Psicologia.

Vamos a elas?

Ederson, quanto tempo demora até que a marca profissional esteja finalizada?

R.: Depende muito da interação do cliente. Mas posso dizer que 20 dias é o prazo médio para tudo estar pronto.

E quais são as competências profissionais da equipe de criação?

R.: Todos os membros do nosso time são designers com experiência mínima de cinco anos na criação de logotipos e suas aplicações.

Além disso, nossa equipe está em constante processo de reciclagem, realizando cursos e obtendo as certificações que aprimoram a cada dia a qualidade do trabalho que desenvolvemos.

Como você classifica a interação do cliente durante o processo?

R.: Ela é fundamental.

Desde a resposta ao briefing inicial até o fim do processo, quanto maior for a participação do cliente melhores são os resultados atingidos.

Como nasce o logotipo?

R.: Tudo começa com o rascunho do logotipo feito à mão baseado nas respostas ao briefing.

Após, o designer responsável pelo trabalho transfere este desenho manual para o computador onde são realizados os acabamentos.

É nesta etapa que são inseridos e ajustados os demais elementos visuais: cores, fontes, tamanhos, texturas, imagens, locuções, iconografia, etc.

Quando atinge um resultado desejado, o designer envia a proposta do logotipo desenvolvido para avaliação do cliente.

E se o cliente não aprova esta primeira proposta, o que acontece?

R.: Se a proposta não for homologada (aprovada), o logotipo será refeito baseado nas considerações apontadas pelo cliente. Isso tudo acontece através de um sistema informatizados, que agiliza o processo.

Nestes casos analisamos os ajustes sugeridos e entramos em contato com o cliente. Esta atitude é fundamental para, em conjunto, atingirmos o objetivo desejado.

Através deste processo conseguimos alcançar um grau de assertividade, muito acima do mercado.

E se o cliente já possui um logotipo, dá para aproveitá-lo de alguma forma?

R.: Um logotipo pré-existente é sempre um bom ponto de partida.

Ele auxilia no projeto de um novo logo, pois já indica algumas das preferências visuais do cliente, quais os elementos que lhe agradam ou não.

É importante, contudo, que o cliente especifique quais são os elementos que gosta e, também, aqueles que não gosta mais no logo que vai ser usado como referência, para que isso sirva de guia para o desenvolvimento da Marca Profissional.

O resultado final, nestes casos, pode tanto ser uma releitura do logotipo existente como ser algo completamente novo, que apenas contenha alguma referência indireta à marca anterior (alguma cor, traço de imagem ou outro elemento gráfico reaproveitado de forma sutil).

Aqui na Pling temos a certeza do valor que um logotipo criado por um profissional qualificado tem. Criamos este processo de trabalho para incluir o cliente neste processo, por que sabemos que ele é fundamental para um resultado excelente.

Exemplos de logo de psicólogo

Para criar o design de um logotipo que os seus pacientes sem apaixonam pela arte, pelo cartão de visita, comece a criar agora o seu logotipo com a PLING.

Criando um logo para usar na sua identidade visual faça como os nossos clientes, veja alguns exemplos de logo de psicólogo:

Você pode ter certeza que nossa equipe de profissionais, desde o atendimento até os designers estão 100% focados na criação de uma marca que resolva os problemas que a falta de um logotipo para psicólogos cria.

Baixe o nosso eBook COMO FAZER UM LOGOTIPO e saiba como escolher a melhor opção para fazer um logotipo para o seu consultório.