Quando o assunto é sermos vistos, queremos sempre estar na nossa melhor forma: cabelos alinhados, roupas adequadas, sapatos limpos e pele vigorosa, não é mesmo? No universo mercadológico, não é diferente.

Sermos vistos enquanto empresa requer uma imagem de credibilidade, profissionalismo e clareza de propósito. Mas como se faz isso? Como transmitir valores não palpáveis dentro de um negócio? É isso que contaremos agora neste post. Hoje, você vai aprender como deixar sua marca no mundo! Vamos lá?

Comece com seu logo

O logo é seu DNA no mercado. Sendo assim, enquanto você adotar aquela imagem retirada da internet, aquele símbolo que seu sobrinho produziu, seu negócio corre risco de estar aquém da concorrência.

Isso porque criar um logo é um processo de trabalho estrategicamente pensado para comunicar aquilo que é mais sutil dentro da sua empresa: seu propósito, seus valores, o tipo de atendimento a orientação da gestão, etc.

Então, é necessário uma pesquisa prévia e profissional para alinhar essas sutilezas à marca que dará a cara do negócio. São estudos de cores, formatos, tipologia… tudo para que a imagem transmita ao público a essência de quem é você no mercado.

Ou seja, assim como quando escolhemos nossa melhor roupa, investir na própria marca é estar pronto para ser visto na melhor forma.

Construa uma identidade visual forte

A verdade é que não adianta apenas ter um logo para garantir uma boa impressão no mercado. Sim! Como dissemos, o primeiro passo é criar seu logo. Depois, seguimos o fluxo para a produção de uma comunicação visual coerente a esse símbolo (cartão de visita, redes sociais, papel timbrado, etc), bem como adoção de uma boa gestão dessa marca diante seu público-alvo. Mas como se faz isso?

A esse trabalho, damos o nome de branding. Tratam-se de esforços conjuntos não só do marketing, como também de todas áreas da empresa — recepção, consultório, pós-venda, financeiro, gestão—, orientados para o mesmo objetivo.

Por exemplo, se o seu consultório de Psicologia tem o propósito de ajudar as pessoas a serem quem elas são, toda a equipe que lá trabalha deve trazer para a prática ações que tornem isso verdade. Portanto, essa empresa provavelmente será um lugar acolhedor, inclusivo e livre de preconceitos. E, a longo prazo, sua marca no mundo será essa!

Por que ter um logo?

Bom, na prática podemos compreender a importância em ter sua marca para representar seu consultório de Psicologia. É peça chave para a identificação do negócio pelo público, comunica sua essência para as pessoas, bem como confere credibilidade e profissionalismo.

Neste blog, inclusive, já falamos sobre o perigo em não ter esse logotipo e reforçamos agora: seu serviço corre o risco de ser classificado como amador e você corre o risco de perder pacientes em potencial.

Mas, além de contribuir para esse processo de vendas, a marca tem influencia direta na mente dos seus clientes. Ela é responsável por gerar valor em meio a seu público bem como diferenciá-la em relação aos seus colegas de profissão. A isso damos o nome de composto de marca, que são categorizados por vários níveis de significado como personalidade, cultura, valores, benefícios, entre outros.

Depoimentos de quem começou pelo logo

Cristiane Oliveira, psicóloga em São Paulo, por exemplo, comenta o resultado em investir na própria marca:

“Estou muito satisfeita com o comprometimento e agilidade da equipe. Minhas solicitações foram atendidas, especialmente em transmitir através da minha logomarca, o acolhimento e proposta de bem-estar que a minha profissão propõe. Recomendo! Parabéns!”

Para Izabel Carla Cruz, de Monte Alegre, no Pará, o trabalho de produzir sua marca não poderia ter sido mais eficiente. Veja só:

Adorei o trabalho final executado nos três arquivos digitais. A marca criada realmente me representa, um toque de sensibilidade e autenticada. Agradeço a equipe pela paciência e delicadeza que com trataram meu perfil relacionando com a marca. Sem filtros, definição de gratidão!!!

Da capital do Rio Grande do Norte, a psicóloga Joana Dantas aponta para a conexão entre a marca e seu propósito,

O resultado da marca produzida pela Pling me deixou feliz por ter atendido a minha expectativa. Foi desenvolvida com uma conexão singular e cuidadosa com meus objetivos, agradeço de coração a contribuição na construção da minha marca.

Bom, já ficou evidente do quanto é importante investir na sua marca, não é mesmo? Então, não perca mais tempo e entre agora mesmo em contato com a nosso equipe especializada na produção de logotipos para psicólogos!