Já mostramos neste blog o que é um logotipo, por que é importante investir na criação de um para representar o seu consultório e, hoje, viemos te relembrar: a partir desse signo é possível criar uma identidade visual que transmita a essência do seu trabalho e comunique ao mundo empreendedor: “meus serviços estão aqui!”

Eis que assim nasce uma marca. E, com um trabalho adequado de escolha das cores e de branding, eis que ela pode florescer no caminho do sucesso no mercado, não é mesmo?

Bom, mesmo sabendo de tudo isso, podem surgir dúvidas sobre o momento certo de criar sua nova marca de Psicologia ou se ela pode realmente ajudar na conquista de novos pacientes. Portanto, hoje vamos responder a essa questão importantíssima que, claro, já deve ter passado pela sua cabeça:

Será mesmo que é possível obter mais pacientes só criando uma nova marca?

E a resposta é sim! Justamente por ser o DNA da empresa no mercado, uma espécie de impressão digital dos empreendedores, a marca vai ser a porta de entrada para os próximos pacientes do seu consultório de Psicologia — até para aqueles que nem sequer pisaram o pé nele fisicamente ainda.

Levando em conta que hoje existem cerca de 4 bilhões de usuários da internet no mundo e, no Brasil, são mais de 120 milhões de internautas, dá para ter uma noção de quantas pessoas deixam de ver o seu consultório se você ainda não tem uma marca e, portanto, te falta a presença online, certo?

Embora esse seja um dado relevante, ainda não chegamos ao clímax desse texto. Então, vamos aos 3 porquês práticos que podem te fazer crer que é possível obter mais pacientes só criando uma nova marca:

1. Marcas comunicam propósitos

A intenção ao criar uma marca para seu consultório de Psicologia é comunicar o propósito do seu trabalho para o mundo. Por meio dos símbolos e cores, é possível aludir os valores, percepções e ideais que estão por trás do seu serviço. Claro, somente se feitas com profissionalismo, ok? Veja só alguns exemplos:

  • Se sua missão é conectar pessoas com o propósito delas mesmas, seu logo pode trazer elementos gráficos como elos ou corações e pessoas conectados;
  • Se sua missão é fortalecer a conexão das pessoas com o próprio mundo interno, o desenlace de fios embolados pode ser um caminho para ilustrar seu logo.

A verdade é que, em tempos onde marcas geram valor, vide o Marketing de Relacionamento e o Marketing de conteúdo — para se conectar com seu público. é trivial começar a pensar sobre como sua identidade visual pode impactar seus futuros pacientes.

2. Marcas geram credibilidade

É muito provável que, antes de contratar um serviço ou buscar um profissional de qualquer área, você faça uma breve pesquisa sobre esse trabalho: pode ser na internet, visitando as redes sociais ou o site da empresa, por meio de um cartão de visita que recebeu ou, até mesmo, visitando a sede do negócio.

O fato é que a identidade visual contida em qualquer um desses locais, virtuais ou físicos, vão influenciar na sua decisão de compra — ainda que não seja racionalmente. Pesquisas revelam que mais de 90% das pessoas são influenciadas pelo fator visual na aquisição de produtos ou serviço. Também apontam que fazemos um julgamento subconsciente de um produto um minuto e meio após a sua visualização  — e já falamos disso neste post do nosso blog.

Nesse sentido, fica notório o quanto a uma marca e, portanto, a identidade visual de um consultório podem influenciar diretamente na conquista de novos clientes.

3. Marcas facilitam a identificação do negócio

Como dissemos acima, a marca é o pontapé para o reconhecimento do seu negócio no mercado. Na prática, são as aplicações dela, seja no cartão de visita, nos posts das redes sociais ou no papel timbrado, que formarão sua identidade visual. Se feita por profissionais competentes, o resultado desses materiais conferem similaridade harmônica para a comunicação do seu consultório como um todo.

Ou seja, os esforços da divulgação serão convergentes para o mesmo objetivo e, portanto, seus potenciais clientes podem reconhecer que estamos falando de um mesmo negócio.

Bom, agora que já existem menos dúvidas em relação à importância de criar uma marca para seu consultório de Psicologia, conheça passo a passo como funciona nosso processo de produção de um logotipo para psicólogos.