Saímos de consumidores passivos de conteúdos gerados pelos veículos de comunicação massivos, como a televisão, o rádio e a publicidade offline. Passamos a ser produtores ativos de conteúdo: postamos fotos e vídeos, damos opinião sobre determinados assuntos e criamos vínculos virtuais, não é mesmo?

Bom, além das mudanças geradas a nível pessoal, esse processo de evolução da comunicação deu um novo tom ao modo de fazer Marketing. Na era digital, onde impera a troca de informação em rede, as empresas também passaram a utilizar a internet para gerar valor ao negócio e conquistar clientes. Surge o Marketing Digital.

E, hoje, quem deseja fortalecer a presença online, precisa investir na área. Mas por onde começar? Não se preocupe! Preparamos, neste post, um glossário de Marketing Digital para Psicólogos com todos os termos que você precisa conhecer para incrementar sua carreira.

Acredite: conhecer essa linguagem própria do novo marketing é o primeiro passo para colocar seus conceitos em prática. Vamos lá?

A/B Testing

É o processo de comparar duas variações de um conteúdo para determinar qual delas é melhor para alcançar as metas do marketing. Isso geralmente é feito no e-mail marketing ao trazer, por exemplo, variações na linha de assunto ou na cópia, nas frases de chamariz (variações de cores ou chamadas para ação) e nas páginas de destino (variações no conteúdo).

Analytics

Também conhecido como os “olhos” do marketing digital, o Analytics é um serviço gratuito oferecido pelo Google que oferece dados relacionados às visitas em determinado site. Esses relatórios gerados automaticamente podem suscitar insights úteis para decisões de marketing melhor embasadas.

Advertising

É uma forma de comunicação cujo objetivo é informar os clientes em potencial sobre produtos e serviços e persuadi-los a tomar alguma ação. Desenvolve e implementa novos produtos e/ou aprimoramentos de produtos e iniciativas de marketing, bem como programas de publicidade e promocionais, enquanto interpreta e aplica padrões, políticas e procedimentos corporativos para gerar apoio público positivo aos produtos e serviços.

Agência de publicidade

Uma agência que projeta propaganda para chamar a atenção do público para seus clientes.

Accountabilities

Desenvolve planos e programas de marca diversificados, complexos e especializados para apoiar a marca e participa no desenvolvimento de estratégias globais de marketing para a categoria de produtos

B2B (Business-to-Business)

Um adjetivo usado para descrever empresas que vendem para outros negócios. Por exemplo, o Google e a Oracle são principalmente empresas B2B.

B2C (Business-to-Consumer)

Um adjetivo usado para descrever empresas que vendem diretamente aos consumidores. Por exemplo, Amazon, Apple e Nike são principalmente empresas B2C.

Blogging

É o termo utilizado para o ato de manter um blog, que pode ser pessoal ou um blog de negócios. Tradicionalmente, significa incluir entradas regulares de comentários, descrições de eventos ou outros materiais, como fotos e vídeos.

O blog é um componente essencial do marketing digital, já que por meio dele é possível realizar várias iniciativas simultaneamente — como o crescimento do tráfego do site, a liderança de ideias e a geração de leads.

Buyer Persona

Uma representação semi-ficcional de seu cliente ideal com base em pesquisas de mercado e dados reais sobre seus clientes existentes. Embora isso ajude os profissionais de marketing a definir o público-alvo, também pode ajudar os representantes de vendas a qualificar leads.

Big Data

Assim como soa, a frase “big data” é usada quando se fala de grandes quantidades de dados. Os analistas usam esses dados para descobrir tendências e comportamento humano para entender melhor os mercados.

Brand Identity

Esta é a mensagem que uma marca deseja enviar ao seu cliente. Talvez você queira que sua empresa seja vista como profissional e exclusiva. Ou talvez você queira que seja jovem e vibrante. Adjetivos como esses ajudam a criar uma identidade de marca.

Brand Guidelines

Este é um documento que explica inteiramente a identidade de uma marca. Isso geralmente é usado por profissionais de marketing e designers gráficos. É basicamente um conjunto de coisas que você deve fazer e coisas que você não deveria fazer ao apresentar a marca em qualquer material de marketing.

Brand Visibility

Visibilidade está ligada à capacidade de uma pessoa ser vista. Algo que tem boa visibilidade é algo que pode ser visto facilmente. Quando se fala em visibilidade de uma marca, significa a mesma coisa. Com que frequência seu público vê sua marca por meio de suas atividades de marketing? Quanto mais as pessoas verem ou ouvirem sobre a sua marca, maior visibilidade ela terá.

Buyer

Uma pessoa que compra alguma coisa. Também significa alguém em uma empresa que é responsável pela compra de ações para o próprio negócio.

Buying habit

Comprar da mesma marca uma e outra vez.

Buying motivation

Fatores internos e externos que estimulam a compra nas pessoas.

Call-to-Action

Uma call-to-action é um link de texto, botão, imagem ou algum tipo de link da web que incentiva o visitante do site tomar alguma ação. Alguns exemplos de CTAs são “Inscreva-se agora” ou “Faça o download do e-book”. Eles são importantes para os profissionais de marketing porque são a “isca” que atrai um visitante do website a se tornar um lead. Assim, você pode imaginar que é importante transmitir uma oferta muito atraente e valiosa em um call-to-action para promover melhor a conversão de visitante para lead.

Clickthrough Rate (CTR)

A porcentagem do seu público que avança (ou clica) de uma parte do seu site para a próxima etapa da sua campanha de marketing. Como uma equação matemática, é o número total de cliques que sua página ou CTA recebe dividido pelo número de oportunidades que as pessoas tiveram que clicar (por exemplo, número de visualizações de página, e-mails enviados etc.).

Content

Em relação ao marketing digital, o conteúdo é uma informação que existe com a finalidade de ser digerida (não literalmente), envolvida e compartilhada. O conteúdo geralmente vem na forma de um blog, vídeo, post de mídia social, foto, apresentação de slides ou podcast. Desde o tráfego do website até a conversão do lead, o conteúdo desempenha um papel indispensável em uma estratégia de marketing de bem-sucedida.

Content Management System (CMS)

Um aplicativo da Web projetado para facilitar a criação, edição e gerenciamento de um site por usuários não técnicos. Ajuda os usuários com a edição de conteúdo para tornar o conteúdo pesquisável e indexável, gerando automaticamente elementos de navegação, controlando usuários, permissões e muito mais.

Corporate image

A maneira como a sociedade vê uma empresa.

Customer

Uma pessoa que compra algo de uma loja.

Discount

Uma redução no preço. Uma das palavras de marketing mais comuns.

Distribution channel

Uma maneira de vender o produto de uma empresa diretamente ou através de distribuidores.

Ebook

Ebooks são um tipo comum de conteúdo que muitos comerciantes usam, muitas vezes, para ajudar a gerar leads. Eles geralmente são um tipo de conteúdo mais longo que, digamos, posts de blog, e apresentam informações detalhadas sobre um assunto.

Engagement Rate

Uma métrica de mídia social popular usada para descrever a quantidade de interação — curtidas, compartilhamentos, comentários — que uma parte do conteúdo recebe. Interações como essas informam que suas mensagens estão ressoando com seus fãs e seguidores.

E-marketing

Promoção de produtos e serviços através da Internet

E-commerce

Compra e venda de produtos ou serviços através de sistemas eletrônicos, como a Internet. Uma das palavras de marketing mais usadas.

Form

O formulário onde os visitantes da sua página fornecerão informações em troca da sua oferta. É também como esses visitantes podem se transformar em leads de vendas preciosos. Como prática recomendada, peça apenas as informações que você precisa de seus leads para poder efetivamente acompanhar e / ou qualificá-las.

Hashtag

Hashtags são uma maneira para você e seus leitores interagirem uns com os outros em mídias sociais e ter conversas sobre uma determinada peça de conteúdo. Eles interligam conversas públicas no Twitter, Facebook e Instagram em um único fluxo, que os usuários podem encontrar pesquisando uma hashtag, clicando em uma delas ou usando uma ferramenta de monitoramento de terceiros. As próprias hashtags são simplesmente uma frase de palavra-chave, escrita sem espaços, com um sinal de libra (#) na frente dela.

Influencers

Influenciadores são pessoas que têm uma mídia social com grande quantidade de seguidores e, de fato, influenciam o comportamento desse público. Eles podem ser celebridades tradicionais ou celebridades da Internet. De qualquer forma, quando eles postam algo no Instagram, Twitter ou Facebook, muitas pessoas o veem.

Inbound Marketing

Inbound marketing refere-se a atividades de marketing que atraem visitantes, em vez de os comerciantes terem que sair para obter a atenção dos prospects. É tudo sobre ganhar a atenção dos clientes, tornando a empresa fácil de encontrar on-line e atrair clientes para o site, produzindo conteúdo interessante e útil. Ao alinhar o conteúdo que você publica com os interesses do seu cliente, você atrai naturalmente o tráfego de entrada que você pode converter, fechar e encantar com o tempo.

Infographic

Um conteúdo altamente visual que é muito popular entre os profissionais de marketing digital como forma de transmitir conceitos complexos de maneira simples e visual.

Keywords

Ao configurar um anúncio on-line, você pode selecionar palavras-chave relevantes para o seu produto. Em seguida, seu anúncio segmentará pessoas que pesquisaram coisas semelhantes às suas palavras-chave.

Landing Page

Uma página de destino é uma página do site que contém um formulário usado para geração de leads. Esta página gira em torno de uma oferta de marketing, como um e-book ou um webinar. Serve para capturar informações do visitante em troca da oferta valiosa. As páginas de destino são os guardiões do caminho de conversão e são o que separa o visitante de um site de se tornar um lead.

Lead

Uma pessoa ou empresa que demonstrou interesse em um produto ou serviço de alguma forma. Talvez preenchendo um formulário, se inscrevendo em um blog ou compartilhando suas informações de contato em troca de um cupom.

A geração de leads é uma parte crítica da jornada de um cliente em potencial para se tornar um cliente, e está entre os segundo e terceiro estágios da maior metodologia do marketing inbound

Market niche

Pequeno mas lucrativo segmento de mercado no qual uma empresa é especialista, forma muito específica de marketing alvo.

Market segmentation

Processo de definir e dividir um mercado em diferentes segmentos com necessidades ou características de demanda semelhantes.

Market share

Porcentagem de vendas de um determinado produto ou serviço em um mercado capturado por uma marca, produto ou empresa.

Market size

O número de compradores e vendedores em um mercado específico.

Marketing Campaign

Esta é uma mensagem de marketing que você deseja que seu público-alvo lembre. É uma única mensagem enviada por vários métodos diferentes. Você espalhará essa mensagem por meio de atividades de marketing on-line e off-line. Uma empresa geralmente envia uma campanha de marketing específica por um período predeterminado. No entanto, se a campanha de marketing for um enorme sucesso, eles podem continuar a usá-la.

Marketing strategy

Plano escrito que inclui desenvolvimento de produto, promoção, distribuição e abordagem de preços, indica os objetivos de marketing. A estratégia de marketing explica como as metas de marketing serão alcançadas dentro de um determinado período de tempo.

Marketing Objective

É isso que você está tentando realizar com sua campanha. Talvez você tenha uma meta de vendas ou queira alcançar um certo número de pessoas. Um objetivo de marketing é o seu motivo para ativar a atividade de marketing.

Marketing mix

Quatro estratégias básicas de marketing, conhecidas como os quatro Ps: produto, preço, praça e promoção.

Online Marketing Activities

Atividades de marketing online são quaisquer atividades para aumentar a visibilidade da marca através da Internet e/ou de aplicativos de smartphones. Isso pode incluir campanhas de email, mensagens de texto e publicidade digital.

Online Presence

Organic Content

Este é o conteúdo que acontece naturalmente. A equipe de marketing não planejou nem criou esse conteúdo. Geralmente é algo que um cliente escreve ou promove.

Positioning

Ação tomada para desenvolver uma imagem específica da marca nas mentes dos consumidores.

Product catalogue/ mix/ portfólio

Todos os produtos de uma empresa. Uma das palavras de marketing mais usadas.

Product range/line

Produtos de um tipo específico fabricados e/ou vendidos por uma empresa

Product life cycle

A vida útil completa de um produto, desde o planejamento inicial até a produção, marketing, uso, descarte e reciclagem.

Product positioning

Percepção do consumidor de um produto em relação à sua concorrência.

Product placement

Uma forma de propaganda. É quando uma empresa paga por um produto para ser visto em filmes e programas de TV.

Real-time engagement

É quando uma marca interage com o público em tempo real. Em vez de seguir apenas um plano de marketing projetado, o engajamento em tempo real significa que uma marca reage ao vivo. Sua empresa pode fazer algum real-time engagement interagindo com seus seguidores no Twitter ou no Facebook.

Return on Investment (ROI)

Uma medida de desempenho usada para avaliar a eficiência e a lucratividade de um investimento ou para comparar a eficiência e a lucratividade de vários investimentos. A fórmula para ROI é: (Ganho de Investimento menos Custo de Investimento),
todos divididos por (Custo de Investimento). O resultado é expresso em
porcentagem ou proporção. Se o ROI for negativo, essa iniciativa está perdendo
o dinheiro da empresa. O cálculo pode variar dependendo do que você insere para
ganhos e custos.

Sales promotion

Atividades, materiais e técnicas usadas para complementar ou coordenar a publicidade. A promoção de vendas inclui cupons, vendas, descontos, prêmios, sorteios e concursos. Uma das palavras de marketing mais comuns.

Seller

Pessoa que vende algo.

SEO

Este é um acrônimo que significa Search Engine Optimization. SEO usa técnicas especiais para colocar o seu site (ou certas páginas do seu site) na classificação mais elevada para os motores de busca. Isso significa que as pessoas poderão encontrar seu website quando estiverem procurando algo relacionado à sua empresa.

Social Media

Qualquer plataforma que conecte pessoas, incluindo Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e Snapchat. Muitas empresas querem ter uma boa presença na mídia social, o que significa que elas terão boa visibilidade para as pessoas que usam esses sites.

Viral Content

Este termo é usado para descrever uma parte do conteúdo que se tornou muito popular em toda a web por meio do compartilhamento. Muitas vezes, as pessoas não sabem que uma peça que estão criando será viral até que realmente funcione, o que geralmente é lamentável se for particularmente embaraçoso.

Website

Um website é um conjunto de páginas da Web interconectadas, geralmente incluindo uma página inicial, e localizadas no mesmo servidor, que são preparadas e mantidas como uma coleção de informações por uma pessoa, grupo ou organização. Um profissional de marketing deve estruturar um site como um local e dinâmico e multidimensional que pode ser usado para atrair visitantes relevantes, convertê-los em leads e torná-los clientes.

Pronto! Esse é o glossário de Marketing Digital para Psicólogos com o bê-a-bá da área para você não passar apuros. Mas saiba que esses conceitos estão em constante evolução. Afinal, estamos falando de tecnologia e internet, não é mesmo? Mas não se preocupe! Estamos de olho nas mudanças e atualizaremos esse conteúdo sempre que necessário.

Agora que você já conhece os principais termos do Marketing Digital, conta pra gente: qual prática dessa você já fazia antes mesmo de saber que existia um nome para denominá-la?