O seu logo para psicologia e o perigo de não ter um logotipo profissional

O perigo de não ter um logotipo para representar o seu consultório de Psicologia é ser posicionado por seu potencial cliente na caixa de “amadores”.

O posicionamento é um dos componentes fundamentais do Marketing. Imagine este cenário:

O seu cliente em potencial tem inúmeras opções de escolhas de psicólogos. Ele precisa selecionar quais os profissionais que ele vai procurar. E faz isso baseado em muitos critérios, a maioria não racionais.

Ele vai colocar os fornecedores que conhecem em algumas “caixas”: Boas escolhas, não tão boas assim, baratos, caros, excelentes, profissionais, amadores…

Muitas possibilidades, poucas escolhas

Existem inúmeras possibilidades de psicólogos no mercado e seus clientes vão tender a escolher um pequeno número de opções. Os psicólogos que conseguirem criar uma marca, estabelecendo-as em suas mentes, vão poder criar conexões emocionais com seus clientes.

Este é o caminho para construir diferenciais sólidos e sustentáveis para seu negócio.

O logotipo é a assinatura da sua Psicologia

O seu logotipo é essa tag que diz que seu o consultório deve ser colocado nas caixas “Boa Escolha”, “Excelentes”, Profissionais. Ele traduz, visualmente, as características inerentes ao seu empreendimento, gerando identificação com o seus possíveis pacientes.

Em mercados cada vez mais competitivos, pensar na gestão de marketing de uma empresa é questão de sobrevivência e ter um logo bem projetado é o passo fundamental para destacar seu o consultório.

Mas o que é um logotipo?

Forma particular como o nome de uma marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica.

Para o conhecimento geral qualquer identidade é um Logotipo (também chamado de Logo), mas é preciso ficar claro que isso é uma generalização.

Vamos dissecar a palavra Logotipo para entendê-la melhor:

Do grego lógos, «palavra» +týpos, «tipo»

Logotipo é formado por dois elementos: Logo e Typo, o primeiro pode ser traduzido por palavra e o segundo por letra.

Portanto um logotipo é quando criamos uma identificação a uma marca, produto ou serviço apenas usando letras. Marcas como Google, Canon, Coca-Cola e Vivo são exemplos de Logotipos.

Geralmente usamos o termo logotipo de uma forma generalista para diferenciá-lo de marca.
Mas o fundamental no nosso post é entender…

Por que seu consultório precisa de um logo para crescer?

Pesquisa do Sebrae mostra que 60% das empresas fecham as portas até o segundo ano de existência. Um dos motivos segundo Augusto Manso, consultor do Sebrae, é a falta conhecimento administrativo.

Saber como gerenciar seu consultório é a parte chata que talvez você não tenha considerado quando sonhou em abri-lo.

Como especialista em Marketing eu posso lhe dizer que um desses elementos da má-gestão é falta de conhecimento do que se trata a construção e a gestão de uma marca.

Ter um logotipo é dizer ao mercado: eu sou profissional

Na realidade brasileira, quando começamos um negócio, seja ele qual for, os recursos são escassos. Seja tempo ou dinheiro, o empreendedor tem limitações.

Geralmente a decisão de adiar a criação de um logotipo para o seu consultório de psicologia é tomada logo. Um erro que pode ser fatal.

Ignorar o fato que este logo é que vai representar o seu consultório para as pessoas que ainda não o conhecem, que podem ser pacientes em potencial, é correr o risco de ter todo o investimento feito seja jogado no lixo em pouco tempo.

O primeiro contato com seu consultório: o seu logotipo

Seja através de um cartão de visitas, de uma página bem desenvolvida no Facebook ou um perfil no Instagram, a percepção de profissionalismos passa por ter uma identidade bem desenvolvida.

Como você vai fazer isso sem ter criado o seu logotipo?

 

Não perca tempo!

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Na semana que vem vamos continuar a falar sobre os perigos de não ter um logotipo criado por um profissional.

Não perca!