É verdade que ter uma rede de pacientes fazendo a famosa divulgação “boca a boca” é um fator importante para seu consultório de Psicologia. No entanto, existe outro tipo de estratégia que todo profissional da área precisa começar a fazer já para conquistar novos pacientes: investir em um logotipo de psicólogos.

Neste post, apontaremos o que é mesmo esse tal de logotipo, bem como elencaremos alguns motivos importantes para mostrar na prática por que profissionais da área devem investir na criação de um. Segue a leitura!

Mas antes…

O que é Logo, logotipo, marca e logomarca?

É muito comum as pessoas confundirem logotipo com marca, usarem logo quando estão falando de logotipo e aplicarem logomarca para um uso mais geral.

Mas qual é a diferença entre esses termos?

  • Logo: em grego, “logos” significa conceito, significado;
  • Logotipo: na mesma língua, “typos” significa símbolo ou figura. Logotipo é o mesmo que “símbolo visível de um conceito”;
  • Marca: é a representação gráfica através do logo e de uma identidade visual;
  • Logomarca: é uma palavra inexistente no vocabulário profissional, mas usada por clientes quando se referem a um logotipo.

É comum ouvir a frase: “A sua logomarca ficou incrível!” mas um profissional de criação de logotipos vai pegar um conceito (o logo) e partir dele criar um símbolo gráfico (o tipo), criando a sua união: o logotipo.

Logotipo de psicólogos, o que é?

Logotipo é uma maneira de dizer ao universo profissional com maestria: meus serviços estão aqui! Trata-se de um signo que vai facilitar a identificação por seus atuais e futuros pacientes em meio ao mercado e seus diversos concorrentes.

Especialmente para a área de Psicologia, que também pode estar envolvida no processo de criação de uma marca por abordar a linguagem do inconsciente, dos sonhos e dos símbolos, um logo é elemento fundamental para representar e transmitir a essência do seu posicionamento enquanto psicólogo.

Bom, agora que já sabe de que estamos falando ao abordar o tema logotipo, vamos ao motivos pelos quais psicólogos devem investir na criação desse elemento, ok?

Passar profissionalismo e credibilidade

Esse é o primeiro motivo por que psicólogos devem investir em um logotipo.

Isso porque, ao acessar uma página na internet, uma das primeiras coisas que as pessoas olham, sem sequer se dar conta, são as imagens. E com um perfil profissional não é diferente.

Seja no site ou na fanpage do Facebook de consultórios, o fato é que exibir um logotipo com baixa resolução de imagem, sem originalidade ou até mesmo não ter um logo, por exemplo, pode denotar uma imagem pouco profissional para o público-alvo.

Gerar esse primeiro impacto positivo, ainda que imperceptível para os olhos de quem está passeando na internet, é fundamental se você deseja aumentar sua credibilidade no mercado.

Criar uma identidade visual

O logotipo de psicólogos será o primeiro passo para a criação de uma identidade visual do seu serviço ou do seu consultório.

Isso porque, a partir dessa imagem, será possível destacar quais cores, tipografias ou tamanhos poderão ser usados em todos os materiais gráficos, seja para impressão ou para publicação na internet.

Funciona como uma impressão digital dos negócios.

Ou seja, seu paciente poderá com mais facilidade identificar seu trabalho em qualquer material de comunicação. Por isso, a importância da criação de um logotipo de psicólogos único e simples — tópico que falaremos a seguir!

Comunicar seu conceito

Qual a missão do seu consultório? Qual a intenção ao oferecer seu trabalho para o mundo?

Se você ainda não tem essas questões bem definidas, está mais do que na hora de pensar se deseja conquistar novos pacientes.

Ter bem claro o motivo pelo qual seu negócio está no mundo é passo fundamental também para criação do logotipo, pois nele estarão contidas ou aludidas todas essas informações. Um design simples, fácil de entender e minimalista, por exemplo, transmite a ideia de bem-estar, sensação que está relacionada ao serviço de Psicologia.

Portanto, investir na criação de um logotipo de psicólogos está diretamente ligado à comunicação do seu conceito/ propósito para o mundo. E, claro, é imprescindível deixar claro para os pacientes qual é o seu. Por meio da sua marca? Também!

Fortalecer a conexão com seus pacientes

É verdade que a Psicologia e o Marketing andam de mãos dadas, sabia?

Pois bem, explicamos o porquê: o Marketing é um conjunto de ações estrategicamente pensadas para atender às necessidades do cliente. Já a Psicologia aborda e traz à luz elementos da mente humana que mapeiam, dentre outros aspectos, quais são esses desejos e anseios mais escondidos.

Tudo isso pra te dizer o quão eficaz pode ser a criação de um logotipo de psicólogos, se o processo for feito com profissionalismo e ética. É que por meio dele o seu público em potencial — e também seus pacientes — se conectarão com seus serviços. E acredite: a primeira impressão, neste caso, pode ser a que fica.

Seja com a escolha do nome, das cores, dos símbolos ou da tipologia, sua marca deverá trazer elementos que dialoguem com seu público, uma vez que aspectos psicológicos, ainda que irracionalmente, são levados em conta para uma tomada de decisão.

Investir na criação de um logotipo de psicólogos é um dos primeiros passos para criar uma identidade e estreitar o relacionamento com os pacientes. Produzir esse material gráfico, bem alinhado ao conceito do negócio, é tarefa que exige conhecimentos técnicos e, claro, artísticos.

Então, agora que você já sabe e reconhece a importância desse processo, conte com a Pling para a criação de um material original, com a identidade do seu trabalho e por um preço justo.