O que torna você único? Quais características o definem? Em que acredita? Ser quem você é, encontrando respostas para essas e outras perguntas, alicerçam sua identidade no mundo. Assim como na vida pessoal, o contexto dos negócios também pede que tenhamos algo que nos diferencie e nos torne único: é nossa identidade pautada pela razão de ser.

Só que, diferentemente de como acontece entre pessoas, traduzir esse propósito em imagens exige um trabalho bem planejado. Por isso, hoje vamos explicar o que é mesmo a identidade visual do seu consultório e como você pode usá-la para comunicar seus valores no mundo empresarial.

O que é a identidade visual de uma empresa?

É o conjunto de elementos que representam seu consultório visualmente. Tem como base o logotipo do negócio, de onde é pautada toda a criação imagética. Utiliza-se de cores, grafismos, personagens, tipografias, slogans, símbolos, imagens, etc. para representar o conceito e a ideia da empresa. Significa a tradução do abstrato para o concreto do propósito do seu consultório, especialmente para o cliente.

Na prática, está visível nas redes sociais, cartões de visita, flyers, banner, fachada, papelaria, entre outros materiais. A intenção é uniformizar a linguagem visual para facilitar a identificação da marca entre o público em potencial. Um ótimo exemplo de identidade visual que podemos citar é o da Coca-Cola. Existe até alfabeto com a tipografia criada para a marca e, mesmo quando usada para dar forma a outras palavras, remete à empresa de refrigerantes — claro que esse trabalho envolve também o branding.

Mas não se preocupe! O próximo tópico reúne dicas de como trazermos esses conceitos para o dia a dia. Vamos conhecer?

Como utilizar a identidade visual a favor do meu consultório?

A comunicação visual do seu consultório deve ser expressiva, harmônica e versátil para que atinja seus objetivos, que são transmitir confiança e criar uma relação de credibilidade com o paciente. Para alcançar esse feito, há alguns passos indispensáveis. Veja só:

Investir em um logo

A primeira etapa é criar um logo que comunique a essência do seu consultório. Essa imagem deve ser coerente com aquilo que deseja transmitir e, claro, possuir um manual de aplicação — instruções de uso para aplicação em diversos formatos. É interessante que seu logo seja criado por profissionais capacitados. Isso pode evitar problemas futuros.

Apostar em um briefing

Assim como uma entrevista, o briefing busca captar informações para a produção de um material. Ele deve responder perguntas como a qual público a marca se destina, quais são os concorrentes, qual o diferencial competitivo do consultório, se existem cores e formas que não devam ser utilizadas e tudo aquilo que for importante saber sobre o negócio. A intenção é trazer à superfície a forma como a marca deseja ser vista e se posicionar no mercado.

Escolher uma paleta de cores

Que cores representam sua marca? Quais estão no seu logotipo? Ter noções básicas sobre a Psicologia das cores pode ajudar nesse processo. Afinal, cada pigmento pode desencadear distintas emoções no seu público. A paleta de cores escolhida será utilizada como padrão para uniformizar as peças da sua identidade visual.

Definir fonte

Existem diversos estilos de fontes para comunicar mensagens, facilitar leitura, visibilidade, entre outras características. Fontes serifadas, por exemplo, aquelas que trazem extensões em suas extremidades, transmitem mensagem de tradição e sofisticação. Já se seu segmento é para um perfil mais jovial, é interessante apostar em fontes sem serifas, que representam clareza, simplicidade e são mais fáceis de ver nas telas digitais. Escolher a voz da sua marca é um passo essencial para criar uma identidade visual marcante e coerente com sua razão de ser.

Padronizar sua comunicação

Essa é a hora de reunir todas as informações para tecer a costura que permeará a identidade visual do seu consultório. A noção dos primeiros passos vem de escolhas que já foram feitas: logo, briefing, cores, fonte e formas afins à sua razão de ser.

Conclusão

Comece sua identidade visual investindo na criação de um logotipo de qualidade. É através dele que toda sua comunicação imagética será pautada. Mas a verdade é que mesmo sabendo da importância e o passo a passo para ter uma identidade visual coerente com o próprio consultório é comum se sentir inseguro e cheio de dúvidas para conduzir por si mesmo esse processo de criação.

Por isso, encorajamos você a entrar em contato com nossa equipe de designers profissionais. Eles saberão tirar suas ideias do papel, garantindo uma identidade visual que o torne autêntico no mercado!