Engana-se quem pensa que o logotipo de um negócio deve estar somente atrelado ao símbolo que o representa. Embora seja comum vermos consultórios de psicologia com a vigésima letra do alfabeto grego — Ψ — como parte da própria marca, existem outras imagens, cores e símbolos que podem formar um logo profissional. E é disso que iremos falar neste post: os caminhos possíveis para a criação de logotipos muito além do símbolo da psicologia.

O seu logo muito além do simbolo da psicologia

Já compartilhamos aqui o quanto a escolha das cores é essencial para estimular determinada percepção entre as pessoas. Cada pigmento, por exemplo, pode ser responsável por desencadear diversas emoções e reações como conforto, êxtase, satisfação, interesse, etc. Em relação ao aspecto técnico, a definição desse aspecto é importante para dar harmonia e legibilidade ao texto.

Como criar um logo de psicologia criativo?

O processo de criação de logotipos envolve estudo da concorrência, mapeamento do público-alvo e suas preferências, investigação da missão do negócio e, por último, a construção de um briefing que vai pautar o profissional que criará sua marca.

Nesse sentido, o primeiro passo para criar um logo de psicologia que vá além do símbolo psi é identificar seu propósito. Em outras palavras, aquilo que te diferencia e te destaca no mercado.

É importante destacar que o logo é uma pequena parte para a criação de uma identidade visual, que envolve toda a comunicação da empresa: cartão de visita, capa e avatar para redes sociais, papelaria, banners, etc.

Dito isso, há alguns aspectos que devem ser levados em conta para você gerar uma marca de qualidade. Vamos conhecer?

1. Entenda a psicologia das cores

Mais uma vez dizemos: as cores influenciam na mensagem que deseja transmitir com sua marca. De acordo com pesquisa da Kissmetrics, por exemplo, mais de 90% das pessoas consideram o fator visual como o aspecto de maior influência na decisão de compra.

Aqui no blog, já fizemos um resumo abordando qual sensação e emoção cada pigmento inspira. Veja aqui!

2. Invista na simplicidade

Ao imaginar seu logo, é possível que cheguem uma chuva de ideias para as quais você deve dispensar total atenção. Mas, na hora de colocar a criatividade no papel, é importante não sobrecarregar o layout. Lembre-se: menos pode ser mais!

3. Escolha cuidadosamente a fonte

Esse é um importante aspecto de um logo de psicologia de qualidade. Algumas marcas, a exemplo do Google, apostam somente na tipografia para transmitir sua essência. E pode dar certo, não é mesmo?

Há diversos elementos que caracterizam e dão o tom de uma fonte: serifa, haste, abertura, espaçamento, altura, entre outros. Então, observe se sua escolha está de acordo com a mensagem que deseja comunicar, ok?

4. Aposte em caligrafias feitas à mão

Quando se trata de subjetividades e assuntos ligados ao mundo interno do ser humano, nada melhor do que trazer algo que seja menos padronizado e mais artesanal. Portanto, outro caminho para criar um logo muito além do símbolo da psicologia é esse: apostar em caligrafias feitas à mão para sua marca.

5. Identifique símbolos afins ao seu trabalho

Você trabalha com terapias para crianças ou atende somente casais? Trabalha na área de esportes ou trânsito? Bom, investigar símbolos correlatos à sua atividade pode ser uma possibilidade para a produção da sua marca. Dessa maneira, você foge do lugar comum que é o uso do “psi” Ψ e confere personalidade ao seu logotipo.

6. Peça uma segunda opinião

Estar aberto a consultar a opinião de quem está fora do processo de criação do seu logo pode ser uma boa ideia. Isso porque esse olhar isento, geralmente, indica aspectos que quem está envolvido com a produção não consegue visualizar.  Assim, é possível evitar gafes como imagens de duplo sentido — definitivamente uma tragédia para qualquer negócio.

Um logo que vai muito além do símbolo da psicologia traz características como originalidade, força, credibilidade e perspicácia. E, agora, você já conhece alguns dos passos para seguir esse caminho, não é mesmo? A verdade é que uma boa pesquisa e a contratação de profissionais especializados também ajudam a tornar essa tarefa mais fácil.

Por isso, encorajamos você a entrar em contato agora com nosso tipe de designers para criação do seu logo de psicologia!