Você reconhece visualmente uma empresa por meio de um conjunto de elementos que compõem sua presença no mercado. Estamos falando de quê? Sim, da famosa identidade visual!

Bom, quando essa linguagem, presente nas fachadas, banners, cartão de visita, papelaria, etc, é feita com profissionalismo e coerência, atinge seu principal objetivo dentro do Marketing que é gerar reconhecimento por parte do público e agregar valor de mercado.

Bom, e é através da combinação de um logo, dois ou no máximo, três tipos de fontes, um par de cores, símbolos e (muita!) criatividade que a identidade visual do seu consultório de Psicologia ganha contorno e forma.

Com que intenção?

Traduzir visualmente a essência daquilo que você deseja transmitir para o mundo com seu trabalho. E, se você ainda não conseguiu captar a importância de ter uma identidade visual bacana para seu consultório, leia agora esse post. Mostraremos qual o papel dessa comunicação para uma presença saudável no mercado.  

Reconhecimento do público

Sabe o ditado popular que nos diz que quem não é visto não é lembrado? A identidade visual do seu consultório é sua marca ganhando amplitude para alcançar mais pessoas. Quando bem feita, trata-se de uma linguagem assertiva e coerente com seu propósito, comunicando e lembrando as pessoas quem é você no mercado. Quando é feita sem planejamento, pode gerar o inverso: confusão em meio ao público e potenciais clientes, já que estes não terão um “alfabeto” de marca com o qual dialogar. Neste caso, seu consultório pode até ser visto, mas tem poucas chances de ser lembrado.

Logo, é importante investir na ajuda profissional para desenvolver a identidade visual do seu consultório de modo a garantir um design adequado para todos os seus materiais!

Confiança e credibilidade

O alinhamento da comunicação visual do seu consultório facilita não só o reconhecimento do público com sua marca, como também contribui para uma percepção de profissionalismo e credibilidade.

A linguagem formada pela combinação de tipografia, formas, símbolos, cores deve traduzir harmoniosamente sua área de atuação e valores mais sutis. E, quando falamos presença digital, por exemplo, fica clara a necessidade de uma identidade visual forte, bem como profissionais capacitados a fim de adequar esse “padrão” às diferentes plataformas, para seguir comunicando bem sua marca.

Por isso, é tão importante que a identidade visual dialogue com seu público e esteja coerente com seu propósito. Lembre-se: materiais que apresentam linguagens diferentes podem transmitir mensagens controversas àquelas que deseja. 

Autenticidade e competitividade 

Grande parte da diferenciação entre os concorrentes, deve-se a identidade visual do negócio. Por isso, é importante investir em uma criação bem planejada e profissional que seja capaz de representar seus valores imateriais de modo autêntico. Em outras palavras, que possa dar vida em imagens para aquilo que é seu diferencial competitivo.

Trazer essa autenticidade para a comunicação do seu consultório pode ajudá-lo a atrair mais clientes, bem como potencializar o alcance da sua marca no mercado. Afinal, a identidade visual funciona como um farol dentro de um catálogo de serviços. Então, é fundamental cuidar de como essa luz aparece para as pessoas.

Clareza de objetivos

O primeiro dos cinco sentidos com o qual geralmente nos relacionamos é o olhar. E, ao visualizar algum produto pela primeira vez, encontramos na identidade visual uma riqueza de sentido para nos apropriarmos. Assim também acontece com as marcas no mundo dos negócios. É a linguagem visual uma das responsáveis em determinar quão eficiente será a comunicação.

E, claro, quanto mais adaptável a identidade visual for aos objetivos da empresa e aos meios onde a mensagem será veiculada, mais chances de êxito terá a estratégia de comunicação com o público. Não importa o canal, seja por meio do site, redes sociais, comunicados internos, layouts para banners, etc, um padrão feito na medida traduz com clareza os objetivos do seu consultório —  e isso facilita seu processo de atração de pessoas, fidelização dos clientes, aumento da presença digital, bem como toda e qualquer intenção.

Conclusão

Ao buscar auxílio profissional para desenvolver a identidade visual do seu consultório, você garante que a intenção da comunicação de sua empresa seja respeitada e, por conseguinte, coerente com aquilo que deseja oferecer ao mundo por meio do seu trabalho. Mesmo diante das diversas aplicações, é importante manter esse alinhamento para que todos os aspectos citados acima sejam contemplados com maestria e, claro, seu negócio, ganhe força e potência no mercado.

E, então, o que achou dessas dicas? Deixe seu comentário logo abaixo neste post.