É bem provável que você já tenha se deparado com um símbolo que é muito agradável de olhar. E é uma maravilha, não é mesmo? Pois bem, esse é o famigerado logotipo efetivo. Que é quando temos essa sensação de completude, agradabilidade e total conexão com a marca.

Bom, mas o que você não imagina é todo o processo de produção por trás da criação desse material para que ele fique assim. E que você não se engane: esse tipo de logo é antônimo de um trabalho simplório e rápido.

Mas como se alcança isso? É sorte? É estudo? Fique tranquilo! Neste post vamos esclarecer para você, que já sabe a importância de uma marca para seu consultório, quais são as características básicas que fazem um logotipo se tornar efetivo.

Características de um logotipo efetivo

Traz a percepção do cliente

É importante deixar claro aqui que um logotipo traz não só o que o dono da empresa pensa sobre ela, mas também como o público percebe aquele negócio. Portanto, além de levar em conta seus sonhos e desejos, é fundamental ouvir seus pacientes sobre como veem seu consultório.

Assim, há mais chances de surgir um símbolo que seja coerente com aquilo que já você já oferece para o mundo. E, se sua marca ainda não comunica aquilo que você almeja, é possível também fazer um trabalho de branding (gestão de marca), ok?

Harmoniza cores e seus significados

Já falamos, neste blog, sobre o significado das cores na criação de uma marca. A harmonia entre esses pigmentos pode colaborar na percepção dos valores do seu consultório por seu paciente. Para comunicar leveza, bem-estar, aceitação e serenidade, por exemplo, é ideal trazer cores clarinhas como o lilás, verde água e azul claro.

O estudo e a combinação delas vai ajudar na produção de um logotipo efetivo para um consultório de psicologia.

Preserva o equilíbrio visual

A simetria é um elemento importantíssimo para criar um logotipo efetivo. Se repararmos, a maioria das marcas apresentam um equilíbrio visual que garantem um conforto a quem olha aquele símbolo. São formas geométricas complementares e elementos que se destacam somente por uma boa razão.

Já quando isso não acontece, imediatamente, percebe-se um desconforto em olhar essa marca. Então, observe se os lados do logotipo possuem essa harmonia e também se os elementos em destaque são realmente importantes para comunicar seu consultório.

Apresenta um ponto de destaque

Um logotipo efetivo é interessante. Ele foge do óbvio e apresenta um ponto de destaque que permite uma fácil memorização. Na prática, não significa que sua marca precisa ser bem exótica. São toques simples que conferem profundo significado e coerência com aquilo que você deseja comunicar.

Então, se você deseja um logotipo efetivo comece a investigar um bom ponto de destaque para deixá-lo marcante e memorável.

Dica! Conte com profissionais de design para essa etapa. A experiência e o olhar treinado dessas pessoas são imprescindíveis para trazer ao papel aquilo que está apenas na nossa mente, evitando possíveis gafes, ok?

São simples e versáteis

Fizemos questão de começar o texto falando sobre simplicidade e nosso último tópico reforça o mesmo assunto, e não é à toa. Definitivamente, um logotipo efetivo precisa ser simples. Isso facilita a memorização por parte dos pacientes, colabora no processo de aplicação em diversos materiais, tamanhos e cores, bem como torna sua marca atemporal.

Essa simplicidade e versatilidade são fundamentais para o trabalho que sucede a criação de um logo, que é a elaboração da identidade visual. Criar uma comunicação visual alinhada a essa marca pode ser muito dispendiosa se seu símbolo, por exemplo, não apresentar harmonia entre as cores, ser desequilibrado visualmente ou ter pontos de destaque que brigam entre si.

Por isso, é importante lembrar que aqui vale a premissa: quanto menos melhor. Com isso, não estamos dizendo que sua marca precisa ser minimalista, mas sim contar apenas com os elementos essenciais comunicar seu negócio.

Bom, agora que já vimos o quanto o equilíbrio visual, a harmonia entre as cores, formas geométricas e a percepção do paciente contribuem para a produção de um logotipo efetivo para seu consultório de psicologia, que tal seguir aprimorando seus conhecimentos no universo do Marketing?

Baixe agora nosso e-book gratuito sobre como criar um logotipo de psicologia na prática!