Encerrada a etapa de estudos, provas e aulas, somos convidados a pensar no mar de possibilidades que vem à nossa frente: o mercado de trabalho. Essa é a hora em que a pergunta mais temida de toda graduação bate na porta e não tem outra saída. Formei, e agora?“. É hora de abrir a porta.

Neste post, mapeamos algumas das oportunidades para psicólogos recém formados, que são possíveis de acender estrelas no seu peito, antes mesmo que atenda a essa porta, e te ajudar no contorno da sua vida profissional a longo prazo. Tudo que você queria, não é mesmo?

Embora seja normal sentir angústia, ansiedade e vir à cabeça um turbilhão de pensamentos, é fundamental  ter a confiança de que existe o tempo certo para aquilo que chamamos de estar engrenado na vida.

Mas, com isso, não estamos falando de ficar esperando as conquistas caírem do céu, ok? A sacada é não deixar se levar nesse turbilhão que nos desestabiliza e tira a força para a ação.

Então,

Quais são as oportunidades para psicólogos recém formados?

Trabalho voluntário

Se te falta experiência, te sobra boa vontade e disposição para o trabalho, não é mesmo? Uma boa oportunidade para psicólogos recém formados é o trabalho voluntário. Esse tipo de atuação enriquece não só o currículo profissional, como pode aumentar nossa resiliência pessoal.

Networking

Nossos serviços serão bem vistos, especialmente, entre aqueles que já nos conhecem. E reside aí a importância de manter uma rede de contatos, que pode ser oriunda da própria faculdade (professores, monitores, colegas, coordenadores, etc). Portanto, fique atento que as oportunidades para ingressar na sua carreira podem vir por meio dessas pessoas.

Carteira assinada

Nesta opção, é importante gerenciar as expectativas em relação às oportunidades que podem surgir. Geralmente, as melhores vagas não são anunciadas. Mas isso não tira a possibilidade de você encontrar algo que o impulsione para o melhor, ok?

Portanto, sim, invista nos cadastros em sites de empregos a exemplo da Catho e Info Jobs.

Preparar um bom currículo é igualmente fundamental. Para além da cópia física. Hoje em dia, é importante estar presente em redes sociais profissionais como o Linkedin. Se for o caso, é bacana também investir em um portfólio com artigos próprios, textos e reflexões já produzidos.

Empreendedorismo

Outra maneira de começar a carreira enquanto recém formado é investir no próprio negócio. Essa opção é indicada para quem já conhece as próprias habilidades e gosta, claro, da ideia de empreender. Aqui, é importante entender o básico de gestão, Marketing para Psicólogos e branding.

Na prática, significa adotar algumas ações básicas para o ingresso da sua marca no mercado. Veja algumas:

  • Traçar um escopo dos seus objetivos a curto e longo prazo;
  • Levantar custos;
  • Criar um nome para seu consultório;
  • Definir seu público alvo;
  • Criar um logo;
  • Pensar em estratégias de divulgação do seu consultório.

Concurso

Estabilidade e boa remuneração. Se essas duas características são importantes para seu caminho profissional passar no concurso público pode ser uma ótima oportunidade para você.

Mas nesse caminho, é importante estar preparado para mais algum tempo de estudo. Isso porque a concorrência para as melhores vagas é alta.

Consultoria

Oferecer consultoria para empresas de pequeno e médio porte também pode ser uma boa oportunidade para psicólogos recém formados. É que, geralmente, esse tipo de negócio não tem recurso humano especializado para o recrutamento ou gestão de pessoas, uma vez que essa demanda é pontual

Logo, ter alguém que possa colaborar nesses processos de acordo com esse ritmo mais lento é perfeito para os dois lados. Você ganha experiência e a empresa paga apenas por serviços pontuais. Parece bom, não é mesmo?

Então, se essa for uma área de seu interesse, comece a pensar em estruturar seus serviços para a consultoria. E isso também é empreender, ok? Portanto, atente-se também às dicas dadas acima!

Bom, já sabemos que decidir o rumo da própria carreira não é tão simples, certo? Por outro lado, temos certeza de que  conhecer o mercado e já ter mapeadas algumas das oportunidades para psicólogos recém formados pode colaborar no processo de tomada de decisão.

Esperamos que nossa ajuda tenha acendido possibilidades para os próximos passos da sua carreira! E agora, nós queremos saber: qual dessas áreas parece mais interessante? Deixe seu comentário logo abaixo, neste post.