Ao profissionalizar seu consultório, é indispensável pensar por quais canais de comunicação seu paciente, seus fornecedores e seus colaboradores poderão entrar em contato com sua marca. E, nesse ponto específico, surge uma dúvida comum entre psicólogos: será que é hora de usar um e-mail profissional?

Por isso, neste post, mostraremos as diferenças entre uma conta gratuita e um correio eletrônico personalizado, bem como contaremos as vantagens em ter um e-mail com sua identidade para a gestão de marca do seu consultório.

E-mail gratuito x e-mail profissional

Ferramenta indispensável para a troca de mensagens com seu público interno e externo, o e-mail gratuito e o profissional têm basicamente as mesmas funcionalidades: ambos permitem a criação de uma agenda; o registro de contatos; e , claro, o envio de textos, imagens, áudios, vídeos, entre outros formatos de arquivo.

As principais diferenças estão na capacidade de armazenamento, quando, geralmente, o correio eletrônico profissional oferece mais espaço; e na personalização do endereço, quando o seu e-mail terá a nomenclatura do seu negócio após o “@”. Ou seja, em vez de “consultoriodepsicologia89@gmail.com”, seu endereço de e-mail profissional poderá ser “contato@consultoriodepsicologia.com”.

Mas um e-mail tem a ver com a gestão de marca do meu consultório?

Embora seja uma ferramenta antiga, o e-mail é um ótimo aliado para o Marketing e Vendas de um negócio.

Isso porque, além de servir como canal de comunicação, o correio eletrônico também é um cartão de visita para seu consultório. Nesse sentido, é fundamental para gerar credibilidade e reconhecimento entre seus pacientes, elementos importantes para o trabalho de branding.

Vantagens do e-mail profissional

Padronização dos endereços da equipe

Por exemplo: não dá para padronizar os e-mails dos seus colaboradores ao criar uma conta gratuita no Gmail, Yahoo ou Hotmail.

Nesses casos, os endereços seriam escolhidos a partir da disponibilidade de cada empresa, podendo, portanto, os e-mails do seu consultório ficarem diferentes um do outro, o que dificultaria a identificação pelo seu público— tópico que falaremos em seguida.

Já com o e-mail profissional cada serviço da empresa poderia ser identificada por área, por exemplo: recepcao@consultoriodepsicologia.com; financeiro@consultoriodepsicologia.com ou comunicacao@consultoriodepsicologia.com.

Facilidade de identificação

Utilizar o nome do seu consultório em endereço de correio eletrônico personalizado fortalece a sua marca em meio ao seu público interno (colaboradores e fornecedores) e também externo (clientes). Voltemos ao exemplo citado anteriormente, o que é mais fácil de memorizar: “consultoriodepsicologia89@gmail.com” ou “contato@consultoriodepsicologia.com”?

Então, lembre-se: um e-mail profissional é o seu cartão de visita. É importante que ele seja de fácil memorização para facilitar o contato com seus pacientes, ok?

Credibilidade

A forma como você se apresenta enquanto profissional pode gerar sensação de profissionalismo ou amadorismo, certo?

Pois bem, ter um endereço de e-mail personalizado, certamente, agrega credibilidade ao seu trabalho, bem como atesta idoneidade às mensagens, uma vez que são enviadas por um remetente empresarial.

Além de diminuir as chances de que sua mensagem caia na caixa de SPAM do destinatário e, logo, aumentar a taxa de abertura, o e-mail profissional também é responsável por conferir credibilidade à sua empresa nos motores de busca do Google, por exemplo.

Na prática, significa dizer que o uso de um correio eletrônico profissional, com o mesmo domínio do seu site, aumenta suas chances de ser encontrado por seus potenciais clientes em sites de busca.

Uso de e-mail marketing

Com base no endereço eletrônico profissional, é possível ainda automatizar o envio de mensagens para sua base de pacientes, como o envio de cartões de aniversários, lembretes de consultas, bem como criar campanhas, ações de relacionamento para fidelizar seu público e aumentar as possibilidades de expansão do seu consultório.

Ou seja, o e-mail profissional pode ser o ponto inicial para quem deseja divulgar seus serviços de uma maneira mais sistematizada.

Embora as funcionalidades de uma conta de e-mail gratuita e um serviço profissional sejam bem parecidas, a grande vantagem da segunda opção está ligada a um bom posicionamento de imagem do seu consultório no mercado. Se o seu desejo é transmitir profissionalismo e credibilidade, um correio eletrônico personalizado será um ótimo aliado.

Bom, agora que já sabe as principais diferenças entre o Gmail, Yahoo ou Hotmail e um e-mail profissional, que tal difundir esse conhecimento e também ajudar seus amigos na comunicação das próprias marcas? Compartilhe agora mesmo esse post nas suas redes sociais!