A fonte é parte essencial de todo logotipo. Assim como as formas, símbolos e cores, a tipografia ajudam a comunicar a essência e identidade da sua marca. É capaz de despertar no seu público as sensações com as quais seu negócio dialoga: bem-estar, saúde, confiança e otimismo, por exemplo.

É importante destacar que, além dos aspectos intangíveis, essas letrinhas também devem ser visualmente legíveis e harmônicas aos olhos de quem vê. Afinal, fazem parte do todo que será aplicado em diversas situações do universo profissional, não é mesmo? Seja no cartão de visita, na internet ou no banner, precisam ser coerentes à sua proposta e compreensíveis para o público.

Bom, aqui na Pling, nós sabemos e validamos o processo de escolha da fonte tipográfica como essencial na construção da marca. E mostramos agora neste post os caminhos para você identificar qual é a melhor fonte para o seu logotipo. Vamos conhecer?

Qual é a melhor fonte para o meu logotipo?

Bom, primeiro precisamos considerar que cada fonte possui uma categoria e especificidades. Algumas delas são:

  • Fonte com serifa – serif: são as letras que apresentam uma pequena linha nas bordas. Estão associadas à respeitabilidade, tradição e conforto. Na impressão, essa fonte deixa a leitura mais legível e menos cansativa;
  • Fonte sem serifa – sans serif: são aquelas que não apresentam projeções em suas extremidades. Estão associadas ao moderno, minimalismo e leveza;
  • Fontes cursivas – script: são aquelas que parecem manuscritas, ou seja, imitam a caligrafia feita à mão. Comunicam elegância e processos criativos;
  • Fontes display:  são mais artísticas e não parecem com nenhuma das categorias anteriores. A depender do estilo, podem comunicar temas específicos como festas e alegria, tecnologia e rapidez, etc.

Como é o processo criativo PLING?

Coleta de informações

Após você solicitar a marca, receberá um link para responder ao nosso briefing criativo. São perguntas objetivas para entendermos suas preferências e seu estilo. É por meio desse documento que partiremos para início à jornada de produção da marca, ou seja, o primeiro passo rumo à descoberta da melhor fonte para o seu logotipo.

Estudo do briefing

Nosso time de especialistas estuda as respostas coletadas a fim de planejar a construção da marca. Aqui, cada detalhe importa. Nesta etapa, convidamos a imaginação, a técnica e seus desejos para executarmos a próxima etapa, incluindo a observação entre os tipos de fontes e o perfil do negócio.

Criação do logotipo

Hora de colocar as ideias no papel e observar aquelas que funcionam ou não. O processo criativo é completamente manual e personalizado por meio de um olhar técnico às suas preferências.

Feedback do cliente

Nesta etapa, que acontece geralmente em até três dias úteis após o envio do briefing respondido, ouvimos você. A marca criada reflete sua competência e valores profissionais? Com a aprovação, seguimos para o próximo passo. Se é preciso reajustes, voltamos à etapa de produção. 

Pagamento

Nosso grande diferencial está aqui: você só paga o serviço somente depois de aprovado seu logotipo. Então, fique tranquilo.

Criação das aplicações visuais

Sabe aquele pacote que envolve a identidade visual? Pois bem, criamos o layout para aplicação do logotipo aprovado em três materiais que ficam à escolha do cliente. Pode ser cartão de visita, papel timbrado, capa para redes sociais, etc)

Ouvimos você novamente

Enviamos as sugestões para avaliação. Queremos saber se o material criado permanece coerente à identidade do seu negócio. Sem mais alterações, seguimos para o processo de finalização do projeto.

Finalização do projeto

Após todo o material ser aprovado por você, chegamos ao fim do processo. Nesta etapa, enviamos o manual de marca (documento técnico contendo as orientações de aplicação do logo) e os arquivos digitais para, se for o caso, impressão na gráfica da sua preferência.

Nosso processo de criação de um logotipo é simples e efetivo. Reconhecemos o poder que essa etapa tem para gerarmos em imagem a representação ideal daquilo que é intangível. E estamos a postos para lhe ajudar nessa missão!

Entre agora mesmo em contato com a nosso equipe especializada na produção de logotipos para psicólogos.

No infográfico abaixo, é possível visualizar melhor as influências psicológicas nos bastidores das fontes. Acredite: escolher a tipografia adequada te ajudará a conquistar os clientes ideais para seu consultório! Veja alguns exemplos: