As opções para seu consultório ser visto e estar em contato com o público são diversas, nós sabemos.

Além de uma estrutura física adequada, ações como investir na criação da própria marca e fortalecer a presença na internet, assuntos dos quais já falamos neste blog, são indispensáveis para quem deseja profissionalizar o negócio.

Mas não para por aí!

Sabemos também que é comum empreendedores questionarem qual é mesmo a importância de ter um e-mail para a gestão do negócio.

E, no post de hoje, vamos olhar essa possibilidade na trajetória de um consultório de Psicologia com atenção para te mostrar por que disponibilizar esse canal de comunicação pode influenciar positivamente no relacionamento com seus pacientes.

Vamos lá?

Qual a importância de ter um e-mail?

Organização

Imagine ter o registro de todas as mensagens trocadas entre fornecedores, pacientes e funcionários em um local?

Pois bem, isso é possível quando se tem uma conta de e-mail para seu consultório.

O histórico de recebimentos e envios fica armazenado para a imediata visualização tão logo você precise.

Na prática, pode ajudar na busca por informações de pacientes, no recebimentos de contas a pagar, para lembrar a equipe sobre aniversários importantes, dentre outras funcionalidades que surgirão no dia a dia.

Relacionamento

Disponibilizar um correio eletrônico pode facilitar a comunicação dos pacientes com o seu consultório.

No site institucional, por exemplo, será possível adicionar um formulário de contato para as pessoas apresentarem facilmente suas demandas: pedido de marcação de consultas, solicitação de informações, orçamento ou dúvidas em relação aos serviços prestados, etc.

Todas essas informações chegaram ao seu e-mail. Basta respondê-las! Maravilha, não é mesmo?

Credibilidade

Assim como não dispor de um site institucional, a ausência de um e-mail pode representar a perda de credibilidade junto ao seu público-alvo.

Afinal, em uma era caracterizada pela informação acessível online e na palma da mão, é comum buscar um contato prévio na internet sobre a marca que você intenciona se relacionar, não é mesmo?

E, se o negócio não tem algum dos dois, o olhar do cliente já ganha um quê de desconfiança em relação ao serviço, certo?

Bom, então, reflita: se você mesmo faz isso antes de consumir algum produto, por que seus pacientes não irão fazer?

Portanto, ter o pacote essencial para a presença online — um domínio e um e-mail — vai te garantir o mínimo: que seu potencial paciente inicie o relacionamento com sua marca com a possibilidade (isso mesmo, possibilidade) de dar credibilidade ao seu consultório.

E esse é o assunto que trataremos no próximo tópico.

Profissionalismo

Bom, a verdade é que somente criar um endereço de e-mail não vai lhe garantir a conquista da credibilidade junto ao seu paciente.

Para contemplar o requisito acima é preciso usar a ferramenta com profissionalismo e isso significa enxergar o seu correio eletrônico como um cartão de visitas. Então, elencamos algumas dicas para você aplicar no dia a dia e perceber na prática a importância de ter um e-mail profissional:

  1. Dê preferência a um e-mail profissional, com o endereço do seu domínio após o “@”. Por exemplo: contato@consultoriodepsicologia.com em vez de “consultoriodepsicologia13_4@gmail.com”;
  2. Padronize o e-mail da sua equipe de colaboradores. Isso vai facilitar o contato das pessoas (pacientes, fornecedores e tá mesmo a própria equipe) com seu consultório;
  3. Uniformize o estilo de linguagem em todas as mensagens enviadas, independente do remetente: assinatura eletrônica, agradecimento pelo contato, boas-vindas aos novos pacientes;
  4. Invista no uso do e-mail marketing, que possibilita o envio de mensagens com a intenção de fortalecer o relacionamento com sua base de clientes ou vender algo para o público.

Bom, depois de conhecer os benefícios que podem ser conquistados para o seu consultório de Psicologia, a importância de um e-mail ficou mais nítida, não é mesmo?

Afinal, neste post, pudemos reconhecer o correio eletrônico como uma ferramenta indispensável para melhorar a organização do seu negócio, incrementar as possibilidade de relacionamento com seus públicos interno e externo, bem como essencial para fortalecer a identidade do seu consultório no mercado, desde que seja utilizada com profissionalismo, claro.

E, agora que já está por dentro de algumas das funcionalidades importantes do e-mail para a gestão de negócios, que tal dividir esse conhecimento com seus amigos? Então, compartilha esse post nas suas redes sociais!