Na hora de investir na criação de um logotipo, colocamos boa parte da nossa atenção no custo que teremos. Queremos saber logo sobre o quê? Sim, o preço! E tudo bem, né? Convenhamos que essa é uma parte importante do processo, inclusive, para saber se cabe ou não no orçamento. Mas aqui o desafio é outro! Hoje ampliaremos o olhar sobre esse tema, apresentando-lhe valores não monetários que também são embutidos na relação marca, investimento e marketing do seu consultório de Psicologia. Preparado?

Quanto vale a criação de um logo de Psicologia

Já falamos exaustivamente neste blog sobre o papel de uma marca: deixar uma impressão em algo ou alguém. De preferência, positiva, seja lá qual for seu ramo de atividade. Mas, para iniciar o assunto, precisamos deixar claro quais aspectos são tocados quando comunicamos um negócio por meio de um símbolo, ok?

Credibilidade

Ter um negócio crível significa, entre outras questões, conquistar a confiança do seu público por meio da sua marca. Começa pelo logo e se estende a todo posicionamento da empresa em relação ao cliente: atendimento, recepção, pós-venda, fidelização, publicidade, etc.

Profissionalismo

Criatividade em formas, letras e símbolos tecnicamente harmonizados podem transmitir a sensação de profissionalismo ou amadorismo para o mercado. Seu negócio pode ser bem qualificado teórico e tecnicamente, mas a verdade é que o resultado dessa equação vai sempre influenciar a percepção do seu público-alvo, seja para o lado bom ou ruim.

Coerência e autenticidade

O logo deve representar não só seu negócio, como também seu propósito. É a materialização em imagem da razão de ser dos seus serviços. A tradução desse significado por meio de uma marca deve ser coerente. Esse processo facilita e fortalece o reconhecimento do seu consultório entre as pessoas.

Atenção

Um logo precisa prender a atenção do consumidor para nutrir em algum nível a vontade de se relacionar com seu consultório, especialmente quando se trata da área de Psicologia.

E, então, sabendo disso, pense: o que sua marca está transmitindo ao mundo? Seu logotipo está realizando o trabalho com maestria?

Quanto custa a criação de um logotipo de Psicologia

É comum encontrarmos empreendedores que decidem fazer por conta própria o logo do negócio — e, por não ser produzido por um profissional qualificado, alguns dos aspectos mais subjetivos (credibilidade, profissionalismo, coerência, autenticidade e atenção) correm riscos de não serem contemplados. Mas neste tópico, abordaremos o assunto por um meio mais prático: quanto custa mesmo a criação de um logotipo de Psicologia? Pega a calculadora e acompanhe nossas equações!

Calcule o valor do seu tempo

Técnica apresentada pela jornalista e youtuber Nathália Arcuri, o custo 100 é o cálculo de quanto tempo de vida você precisa para embolsar 100 reais. Como faz a conta? Simples!

Pegue o valor que você ganha por mês (pode ser uma média) e divida pelas horas trabalhadas. Ex: R$ 3.500/ 140 = R$ 25 é seu valor/hora.

Então, para ganhar 100 reais, você precisa de 4 horas da sua vida.

Calcule quanto tempo investiria para criar seu logo

Tcharam! Agora a conta é mais simples ainda. Quanto tempo você investiria para se aventurar na criação de um logo? Levando em conta, no mínimo, uma falta de habilidade com as ferramentas de edição gráfica, provavelmente, muito mais do que quatro horinhas, certo? Isso sem mencionar o grau de profissionalismo que alcançaria o símbolo criado por você mesmo. Talvez, nada muito autêntico, coerente ou que chame atenção do seu público.

Aqui, na Pling por exemplo, há um time de profissionais da área de Design altamente capacitado para produzir um logotipo que comunique a essência do seu consultório. E o melhor:  por um valor que certamente estará abaixo do seu custo 100 — se ainda não calculou o faça agora. Além dessa vantagem financeira, você só paga depois que estiver completamente satisfeito com o resultado obtido. Maravilha, não é mesmo?

Então, quando colocamos na ponta do lápis os custos para a criação de um logotipo de Psicologia e o valor que ela pode ter no mercado, podemos visualizar um cenário mais claro sobre que decisão tomar: investir em um processo profissional ou arriscar na montagem mais amadora, digamos. Não tem certo nem errado. É interessante avaliar o momento do negócio e escolher!

E, se quer conhecer melhor como funciona nosso trabalho, leia agora 6 motivos pelos quais você deve escolher a Pling para criar sua marca!