Quando pensamos em Marketing rapidamente nos vêm à cabeça a divulgação de um produto ou serviço, não é mesmo? Bom, tudo bem pensar assim porque a lida com o Marketing também inclui esse processo. Está entre os 4 pilares desse campo de conhecimento: Produto, Preço, Praça e Promoção, no caso.

Mas o Marketing vai além: é a união dos esforços de toda a empresa para atender às necessidades do cliente, gerar valor no mercado e alcançar seus objetivos, sejam elas quais forem. E, claro, se o objetivo do seu consultório for a conquista de mais clientes, pode contar com a ajuda do famigerado Marketing.

Como? É o que mostraremos neste post! Resumimos as principais maneiras de como essa ciência pode colaborar no sucesso de um negócio. Vamos lá?

Mapear seu público

O Marketing é responsável por explorar com curiosidade o perfil e os anseios das pessoas que se relacionam (ou vão se relacionar) com o seu consultório. É o campo que entende as necessidades do seu público e antevê ações possíveis de adotar para seguir firme no mercado.

Um exemplo simples: observar as características dos seguidores da sua marca nas redes sociais pode ser uma luz para o orientar na estratégia de divulgação. Seu público é feminino ou masculino? Qual a faixa etária? Onde estão localizados?

Claro que a medida em que seu negócio vai crescendo surge a necessidade de pesquisa mais avançadas para embasar novas tomadas de decisão. Enquanto isso não acontece, nós mostramos como o Marketing pode te ajudar a obter mais clientes de maneira acessível e simples.

Dar forma à sua marca

Marketing também envolve todo o processo de criação da sua identidade visual no mercado. Diz respeito ao seu logo, cartão de visitas, papelaria, fachada, presença nas redes sociais, entre tantos outros materiais que são melhor vistos quando existe um trabalho de comunicação visual bem feito.

Engajar pessoas

Qual conteúdo é mais interessante para as pessoas que me seguem? Como posso traduzir os valores que minha empresa acredita no espaço físico? O atendimento ao cliente entrega o valor que eu desejo?

Estreitar o relacionamento entre o cliente e sua empresa é um trabalho do Marketing feito com a colaboração não só da área de comunicação, como também da recepção, da gestão financeira, da comunicação, da equipe técnica. Ou seja, é aquilo que falamos lá em cima: união de esforços.

Atrair sua audiência e captar clientes

Ah! Tão importante quanto cuidar dos relacionamentos das pessoas que já estão envolvidas com sua marca é a prospecção de clientes para o seu negócio. O Marketing certamente ajudará você nessa jornada. 

Por meio de ações de divulgação, é possível atrair mais pessoas para seu negócio. Trata-se de um dos quatro P’s do Marketing; o Promoção. Hoje em dia, é possível pensar em estratégias simples e eficazes dentro do Marketing digital: temos otimização para as ferramentas de busca, presença nas redes sociais, e-mail marketing, loja virtual, entre outras. Destaque também para as ações offline, como a produção de banners, cartazes, panfletos e, claro, o famoso boca a boca.

Gerar valor de mercado

Nem só de ações de venda vive uma boa marca, não é mesmo? O Marketing também ajuda a comunicar todos os atributos intangíveis do negócio para o público, bem como é responsável por entregar valor para as pessoas – e, neste caso, valor vai além do preço, ok? Diz respeito à apreciação de um bem, à percepção dos benefícios recebidos com algo adquirido.

Bom, e esse processo para gerar valor da marca em meio ao público é de extrema importância, pois é o que dá singularidade ao negócio diante de tantas opções no mercado. Para uma rápida visualização: a Coca-Cola, por exemplo, não vende refrigerante. Vende felicidade. A Nike não vende tênis. Vende inspiração e inovação para atletas.

Deu pra entender a diferença?

Bom, podemos afirmar sem medo que o Marketing vai muito além de um conceito para mapear, entender e atender às necessidades do seu público. É como um fio que permeia a essência do seu consultório, dando contorno e forma para ele ir ao mundo. Também podemos dizer que é uma espécie de mãe que cuida de tudo para que o filho ganhe o melhor espaço que ele pode conquistar. Só que no mercado.

E, então, o que achou do nosso resumo? Deixe seu comentário nesse post!