Logotipo

A importância de contratar um profissional para criar sua marca

Investir em publicidade é inevitável, seja você um profissional autônomo ou uma empresa grande. O mercado precisa conhecer você. Saber como lhe encontrar e quais são os seus diferenciais. E você, como profissional, precisa estar por dentro dos benefícios que os caminhos da Comunicação e o Marketing lhe oferecem.

Você pode se perguntar: será que é realmente necessário investir no trabalho de um especialista para criar a sua marca profissional? Esse conteúdo que preparamos pretende lhe mostrar como, sim, é fundamental começar a construir as bases de um negócio de sucesso criando um logotipo profissional.

A maioria dos pequenos negócios, ou profissionais que atuam de forma individual, possuem verba limitada, principalmente quando estão começando, e por isso tendem a cair no erro de criar por conta própria um logotipo (ou simplesmente ignoram este passo fundamental).

Isso é um grande engano e pode custar caro!

É o tipo de economia de momento que pode cobrar a conta (muito mais alta) depois.

A primeira coisa que deve ser considerada para um negócio é a sua marca profissional. Todos os outros elementos visuais devem combinar com este, por isso ele é o ponto de partida.

Muitos profissionais até tentam criar seu logotipo por conta própria, sem qualquer ajuda de alguém especializado. Mas é primordial ressaltar que logotipo é um item de grande importância na sua carreira e precisa ser criado por um designer profissional, alguém que estuda para isso e é especialista na área.

É o conhecimento desse profissional que alinhará sua estratégia de marketing com o visual perfeito. E você precisa ter certeza de que nada sairá errado e que a qualidade dos seus serviços está representada ali.

Que tal usar um gerador gratuito de logos?

Geradores gratuitos geralmente usam imagens e ícones encontrados facilmente na web. Você corre o sério risco de ter um logotipo com imagens e fontes semelhantes ao de outras marcas ou outros profissionais, já pensou? Esses sites e esses logotipos não são capazes de traduzir o posicionamento da sua empresa e são feitos de forma pouco aprofundada e muito genérica.

Usar ideias pré-prontas e soluções fáceis com escolha de cores sem embasamento teórico é perigoso para sua reputação. Além de gerar uma aparência amadora e serem entregues em arquivos de baixíssima qualidade, nem sempre podem ser utilizados em tamanhos maiores de mídia, como um banner, por exemplo, ou uma placa de fachada.

Meu sobrinho sabe fazer essas coisas, posso pedir a ele?

A construção de uma logomarca demanda do profissional responsável uma análise de todo o seu serviço/produto. É importante levar em consideração fatores como as características da empresa e do público-alvo, o mercado no qual está inserido, os objetivos de comunicação, entre outros aspectos que darão base para criar e posicionar uma marca.

Esse esforço, anterior à criação da logomarca propriamente dita, é ignorado, muitas vezes, por designers amadores que abrem mão do planejamento na criação de suas identidades visuais.

Por que não devo usar um logotipo provisório?

Se o logotipo muda constantemente, passa uma impressão confusa ao seu público. Isso dá a impressão de que o profissional é instável ou que muda muito a toda hora, o que não é um comportamento saudável.

O uso de uma linguagem visual padronizada e constante em toda a comunicação do seu trabalho projeta força, estabilidade e confiabilidade.

Um logo descoordenado e materiais de marketing sem padronização fazem seu trabalho parecer inconsistente e duvidoso.

Se você profissionalmente mostra uma falta de identidade, com materiais que destoam um dos outros, por exemplo, cartão de visita em um estilo, o site em outro e as redes sociais de outra forma, o público percebe e isso cria desconfiança.

A consistente comunicação dos valores da marca, por meio de visual, ajuda o público a conectar com a sua identidade.

Por que contratar um profissional para criar a sua marca?

O ideal é que a criação da logo (e do restante da identidade visual) sejam desenvolvidos por um mesmo profissional ou empresa, tudo de uma só vez. Isso vai garantir o alinhamento de todos os elementos da identidade visual.

Como criar uma logo profissional?

Em um processo contínuo de criação, os produtores do trabalho terão condições de fornecer um manual da marca, reunindo em um só processo as peças gráficas, as definições de padrões de cores, e regras de utilização e aplicação da logomarca. Tudo estabelecido com o objetivo de comunicar o conceito da marca na prática, em qualquer tipo de divulgação.

Portanto, se você quer crescer e ter mais sucesso entenda que será necessário investir para que estes valores reforcem sua marca e como consequência de uma marca forte você tenha uma agenda cheia! Saiba por onde começar clicando aqui!

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