Marketing

Entenda como funcionam e qual a importância de usar as #hashtags

O uso da internet trouxe consigo vários termos em inglês que, com naturalidade, adotamos na nossa rotina. O próprio nome internet é de origem estrangeira, que significa, de forma resumida, uma rede de computadores espalhados por todo o planeta que trocam dados e mensagens utilizando um protocolo comum, unindo usuários particulares, entidades de pesquisa, órgãos culturais, entre outras instituições governamentais, militares e civis. Todo esse conceito de certo modo confuso traduzido com uma palavra supersimples de se usar e entender: internet.

O mesmo acontece com o termo hashtag, que explicado de forma bem simples é uma forma de você classificar ou "etiquetar" um conteúdo. Pensar nessa lógica ajuda e entender a melhor utilização das hashtags e também indica onde e quando elas devem ser utilizadas.

Por que usar:

Você pode e deve utilizar as hashtags nos conteúdos que você postará nas suas redes sociais como o Facebook e o Instagram, por exemplo. Usá-las fará com que seu conteúdo receba uma etiqueta (ou tag), o que fará com que ele seja encontrado pelas pessoas que se interessam pela temática que você utilizou nas palavras que formaram suas hashtags.

Como você deve postar suas hashtags:

As redes sociais, como o Facebook e o Instagram, criam hiperlinks (ou seja, palavras clicáveis que agregam todo o conteúdo disponível postado com o mesmo termo ou palavra). Ou seja, se você publicou uma imagem sobre psicologia infantil e utilizou a hashtag #psicologiainfantil, automaticamente o seu post figurará entre todas as outras postagens com a mesma hashtag. Pesquisas que avaliam o consumo de informações nas redes sociais indicam que é recomendável utilizar até sete hashtags nos seus posts, mas lembre-se: todas devem fazer sentido com o seu conteúdo. Se o post é sobre psicologia infantil, vamos listar alguns exemplos possíveis, numa lógica mais abrangente para a mais nichada, certo? #psicologia #psicologiainfantil #terapiainfantil #psicologoinfantil #terapiacriança #psicologiainfantojuvenil e você pode ainda usar sua localização nas hashtags, como forma de criar uma referência ao seu local de atendimento. Ficaria assim: #psicologiainfantilSP ou #psicologiainfantilRS.

Muito cuidado ao escrever as palavras:

Lembre-se que as hashtags são palavras ou termos que unidos criam um link e fazem com que você seja encontrado por quem buscou pelo tema. Se você postar tudo junto, não dará certo.

Exemplo de como NÃO postar: #psicologiainfantil#psicologo#atendimentoinfantil (note que não há espaço algum entre as palavras e isso não funcionará como você deseja, além de não formar o link para que as pessoas cliquem)

Exemplo de como postar corretamente: #psicologia #psicologiainfantil #terapiainfantil #psicologoinfantil #terapiacriança #psicologiainfantojuvenil (note os termos bem definidos, curtos, coesos, diretos, com uma lógica da mais abrangente - psicologia - para a mais nichada e específica).

Qual hashtag utilizar?

Se você tem dúvidas sobre qual hashtag deve utilizar, uma dica valiosa nós já adiantamos: pense sempre uma lógica da mais abrangente até a mais específica. Uma outra forma de entender quais são as hashtags mais utilizadas no Instagram é utilizar a busca e inserir uma palavra que você deseja ver o ranking das hashtags. Isso porque o Instagram mostra os resultados com mais posts.

Confira na imagem:

Note que ao buscar apenas "psicologia" na aba "tags" o Instagram mostra quais as hashtags mais "recheadas". Com base nesse resultado você pode optar por hashtags que provavelmente você não havia pensado antes de consultar a busca.

Por mais que o mundo digital pareça complicado, a lógica de uso das redes sociais será sempre descomplicar a vida do usuário. O Facebook, o Instagram, o Youtube, o Twitter, todas as redes, com suas particularidades, querem oferecer ao internauta uma experiência de navegação muito fácil. Por isso as hashtags são importantes, pois agrupam conteúdos e apresentam nas buscas dos usuários.

O melhor disso tudo é que você pode testar, variar as hashtags para ver qual lhe impacta melhor, ou seja, apresenta mais likes e mais comentários, lhe proporciona mais seguidores. O bom da internet é que você descobre usando!

Tudo isso não precisa ser uma tarefa complicada. Pelo contrário, usar a internet, postar nas redes sociais e atrair público interessado no seu trabalho enquanto especialista da área da saúde pode ser algo muito simples de ser feito. E acima de tudo ele precisa ser feito.

A Pling conta com as soluções que facilitam a tarefa de se posicionar na internet. Tudo de um jeito muito simples e muito eficiente.

Pare de perder o seu tempo de atendimento com tarefas que nós podemos lhe entregar! Um dos nossos especialistas pode explicar pra você como funciona. Basta deixar seus contatos neste link que em seguidinha nós entramos em contato!

Seja o primeiro a comentar!