Marketing

Marketing de conteúdo: a chave de ouro para o sucesso profissional

Você já ouviu falar sobre o que é marketing de conteúdo? Muita gente complica o conceito do que vem a ser marketing de conteúdo. Nosso objetivo, com este artigo, é simplificar e explicar para você, em poucas palavras, o que é o marketing de conteúdo e como você pode usá-lo a seu favor para divulgar o seu trabalho. 

Na definição de Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute "Marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido — e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores.”

Ou seja, bem como o nome diz, marketing de conteúdo é uma forma de marketing onde você produz conteúdo relevante para que seu público-alvo possa ler e reconhecer em você uma autoridade a respeito de determinado tema.

Autores de livros e artigos acadêmicos, há centenas de anos, praticam de certa forma o marketing de conteúdo, pois ao escreverem e tornarem-se referência em suas áreas, acabam invariavelmente atraindo potenciais pessoas interessadas em seus serviços.

Então eu preciso escrever livros e artigos acadêmicos para praticar o marketing de conteúdo?

Claro que não! Felizmente, no século XXI, existem maneiras mais rápidas, práticas e eficazes de ter uma boa estratégia de marketing de conteúdo. 

O ideal é que você escreva textos pequenos, objetivos e tendo como foco o seu público-alvo. E o resto os mecanismos de buscas e seus robôs (ex. Google) farão por você.

Todos os dias centenas de pessoas procuram por variados serviços no Google. E é aí que a mágica acontece, pois quanto mais você escrever a respeito do tema da sua área, maiores as chances das pessoas encontrarem você, lerem seus artigos e reconhecerem em você autoridade sobre o tema. 

Dicas importantes:

1. Não adianta escrever artigos com pouco ou nenhum embasamento, apenas repletos de palavras-chaves para que o Google indexe melhor o resultado. Isso produz efeitos negativos;

2. Não escreva textos com uma linguagem muito acadêmica ou científica. Pense que o principal público-alvo de seus textos são pessoas leigas;

3. Não escreva textos muito longos. As pessoas se cansam de lê-los. Mas também não publique textos curtos demais.

Lembre-se : o segredo de um bom marketing de conteúdo é escrever e gerar conteúdo que seja efetivamente relevante, bem escrito, com fundamento e que seja útil para que seu público-alvo realmente possa tirar proveito do conteúdo.

Você pode conhecer um pouco mais sobre as nossas soluções que projetam o seu trabalho na internet clicando aqui e conversando com nosso atendimento.

Seja o primeiro a comentar!