Marketing

Os caminhos para chegar na marca ideal para você

Pense no seguinte cenário (que ocorre com tranquilidade todos os dias): duas empresas oferecem exatamente o mesmo produto ou serviço, mas uma delas é mais lembrada pelos consumidores, enquanto a outra não. Isso é fruto da uma marca forte, ou seja, estar sempre presente nas lembranças das pessoas e contar com um diferencial que pesa na decisão das pessoas.

O que é exatamente uma marca? E como criar uma marca forte, que se comunique bem com o seu público-alvo e, consequentemente, seja sempre lembrada por eles? Esses assuntos abordaremos no conteúdo deste post!

Não se pode confundir o conceito de marca com o de nome ou logotipo. Na verdade, marca é muito além do que isso. De maneira descomplicada podemos dizer que a marca é um conjunto de elementos que ajudam a compor a imagem de uma empresa e determinam a maneira como ela é percebida pelo público em geral.

O nome e logotipo são uma parte importante desse processo de identificação, mas não são únicos, não dão resultado sozinho. Os produtos da empresa, a linguagem que ela utiliza para se comunicar com o seu público, as cores, fontes e até mesmo a reputação no mercado também ajudam a compor sua marca.

E como criar uma marca forte?

Criar uma marca forte para você em um mercado cada vez mais competitivo, não é uma tarefa fácil. No entanto, com planejamento estratégico e dedicação, é possível fixar a sua imagem, como profissional, no imaginário do público e se destacar na sua área de atuação, com responsabilidade e ética. Veja essas dicas que devem guiar profissionais de todo o Brasil no processo de criação de uma marca profissional:

Defina bem o seu público-alvo

O primeiro passo para criar uma marca forte e de alta competitividade é definir claramente o seu público-alvo. Esse é o momento para traçar os rumos que você deseja dar na sua carreira: a ideia é atrair mais pessoas com um perfil similar aos que já procuram você atualmente ou, ao contrário, você quer dar uma guinada profissional e focar em atrair outro público?

Em qualquer um dos casos, é importante traçar um perfil desse público-alvo. Você pretende atingir mais homens ou mulheres? De que idade? Quais são os principais desejos e expectativas desses potenciais interessados? Essas informações são fundamentais para que você possa construir uma marca que realmente converse com as necessidades do seu público.

Pesquise sua concorrência

Acompanhar o que os seus colegas estão fazendo e como estão se posicionando no mercado é uma prática saudável e que pode ser determinante na construção de uma marca forte. A ideia não é, óbvio, copiar ou imitar trabalhos bem-sucedidos, mas inspirar-se em casos que dão certo e aprender com os erros de profissionais que têm um perfil bem parecido com o seu.

Saiba os seus diferenciais, aquilo que destaca você

Definido o público-alvo e com uma boa ideia do que estão fazendo seus colegas de mercado, chegou a hora de focar na sua atuação. É importante identificar quais são os seus diferenciais, aquelas qualidades que fazem com que você se destaque no mercado.

O importante é que esses diferenciais sejam identificados para que eles possam ser destacados no processo de construção da marca. Esse é o momento de estabelecer a personalidade do seu negócio e entender quais conexões você quer que ele desenvolva com o seu público.

Pode ser que você queira se comunicar com um público mais velho, para os quais valores como tradição e solidez são muito importantes, por exemplo. Ou que o seu desejo seja atrair um público jovem e feminino, que busque por agilidade (por exemplo). Qualquer que seja sua opção, ela precisa ficar muito clara antes de partir para o próximo passo.

Confie a criação da sua marca com uma equipe séria

Com a sua imagem profissional bem definida, mas ainda no seu imaginário, essa é a hora de partir para a ação e colocar em prática a construção – de fato – da sua marca. É o momento de escolher parceiros de confiança e qualidade para a criação de sua identidade visual.

Busque uma empresa que tenha conhecimento sólido em criar marcas profissionais, tenha credibilidade no mercado e esteja focada em prestar um atendimento de qualidade.

Ao destinar essa tarefa ao time de especialistas da Pling, por exemplo, você tem a certeza de que o seu dinheiro será bem investido, pois você só paga pelo logotipo quando estiver 100% satisfeito com o resultado. A Pling oferece essa modalidade de prestação de serviços porque confia na qualidade do trabalho que entrega e conta com uma equipe formada por profissionais com a experiência e conhecimento necessários para entregar um resultado não menos que excelente!

Se você entende que esse é o momento de construir a sua marca, não espere mais. Entre em contato com a Pling! Será um prazer ajudar a sua carreira a decolar!

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