Marketing

Os quatro pilares que vão basear o sucesso da sua estratégia na internet

Que a internet é um facilitador ninguém questiona. Hoje em dia é muito mais rápido encontrar informações, checar dados, pesquisar por serviços ou profissionais. Partindo dessa premissa, é fundamental para qualquer psicólogo estar na internet. Concordamos?

Bem, se sabemos que a internet facilita e que é importante para o psicólogo marcar sua presença nessa ferramenta, vamos para o passo adiante: como estar lá?

Com um site? Com rede social? Com um canal que conecte um possível paciente direto ao Whatsapp? SIM para todas! É agora que chega o questionamento de dez entre dez profissionais da Psicologia e, talvez, seja a pergunta mais difícil e importante de se responder: o que eu vou comunicar na internet? Sim, pois muito mais importante de estar lá e saber o que falar lá!

A gente entende que cada profissional possui suas abordagens, sua linguagem, suas linhas teóricas e formas de propor terapia aos seus pacientes. Você não vai descobrir neste post o que deve escrever. A Pling não determina nada disso pois respeita e entende que o profissional tem sua forma de comunicação, que é singular e reflete o seu jeito de se expressar. Mesmo assim, há dicas valiosas para usar como base na hora de se comunicar na internet. E nós separamos quatro para que fique mais claro para você, psicólogo, por onde começar.

Criar: é fundamental que você tenha em mente que criar conteúdo que converse com seu público (ou seja, pacientes e possíveis pacientes) é o começo de toda a jornada de sucesso na internet. Esteja atento a linguagem, esteja atento aos assuntos que a internet está tratando. Se, por exemplo, o tema psicologia infantil está em alta no momento e você lida diariamente com isso, crie um conteúdo e alimente seus canais com esse conteúdo. Um artigo bem escrito e publicado no Universo da Psicologia, por exemplo, auxilia muito na sua visibilidade no Google e impacta pessoas que talvez nem conheçam você.

Publicar: artigo bom dentro de uma gaveta é só um artigo bom dentro de uma gaveta. Você pode se orgulhar de ter escrito, mas se ninguém tiver acesso a esse material, como mais pessoas vão descobrir ou abordar você? Por isso essa etapa é relevante: quanto mais conteúdo (de qualidade, claro) você publicar, mais autoridade você ganha na área que atua, mais as ferramentas de busca (como o Google) entende que você tem propriedade do assunto e o coloca nas primeiras posições de busca. E assim a engrenagem do sucesso segue girando!

Cativar: quando você cria audiência e faz com que os seus conteúdos sejam esperados, sejam acompanhados, você está de parabéns! Pois conseguiu atingir algo muito difícil que é cativar o leitor, o internauta, o seguidor, o seu paciente ou até mesmo possível paciente. Isso só se consegue com muito trabalho, pois não é algo que vem em curto ou médio prazo. Por isso, não se frustre. Se você sente que o seu conteúdo ainda não cativa, siga produzindo!

Atrair: pense que a internet funciona como um funil. E lá no topo estão as pessoas que são impactadas pela sua criação. Quando o seu conteúdo passa a ser acompanhado, quando ele cativa, tenha certeza de que a atração está muito próxima. E o que é a atração? É a pessoa ler o seu artigo, ver um post seu nas redes sociais ou procurar por psicólogos no Google e surgir o seu site, bonito, bem alimentado, com uma marca profissional bem desenvolvida e pensar: é com esse psicólogo que eu quero marcar consulta. É o momento em que o seu site precisa ter seu telefone atualizado, ou – melhor ainda – um botão que leve esse contato diretamente ao seu WhatsApp!

Todas essas ferramentas que citamos são acessíveis. Criar um site, hoje, já não é ferramenta exclusiva para gigantes do mercado, grandes marcas, etc. Se você não sabe por onde começar mas QUER começar, temos uma notícia para te dar: você já começou! O próximo passo é ter ao seu lado profissionais que entendam muito de todo esse fluxo de comunicação e marketing. Se você quer falar com um deles e descobrir qual o melhor caminho entre onde você está agora e seu sucesso profissional, clica aqui, cria um cadastro que é muito fácil e totalmente gratuito, e vamos juntos nessa!

0
Seja o primeiro a comentar!