Qual é a melhor fonte para criar um logotipo para um psicólogo(a)?

Em uma primeira análise, decidir qual é a melhor fonte para o seu logotipo parece ser uma tarefa bastante simples. No entanto, você sabia que uma escolha equivocada pode afetar negativamente a percepção que potenciais pacientes têm sobre o seu consultório?

Isso porque fontes transmitem muito mais do que palavras, e saber como selecionar aquela que está mais alinhada aos propósitos do seu consultório pode fazer toda a diferença no sucesso da sua identidade visual. Ficou interessado? Então acompanhe a leitura!

Qual é a melhor fonte para o meu logotipo? Descubra em 3 passos:

1. Entenda a mensagem que você quer transmitir

O primeiro passo para escolher uma fonte perfeita para você Psicólogo(a) é pensar no tipo de mensagem que você deseja transmitir com o seu logotipo.

A ideia é passar a imagem de um consultório moderno, sintonizado com as novas tecnologias? Ou, ao contrário, sua clínica é mais ligada a valores como tradição e solidez? Seu logotipo busca atrair pacientes com um perfil mais jovem ou você quer firmar-se como referência no atendimento a pacientes de 50 anos ou mais?

Poder responder com clareza a esse tipo de pergunta e ter uma noção clara dos seus interesses e aspirações é fundamental para construir a identidade perfeita para você. Por isso que responder adequadamente ao briefing inicial é sem dúvidas uma das etapas mais importantes na criação de sua marca profissional. 

2. Busque fontes que estejam conectadas a essa mensagem

Uma vez identificada a mensagem que você deseja transmitir ao seu público-alvo, chegou a hora de buscar fontes que estejam conectadas a essa ideia. Por isso, a escolha da fonte deve ser orientada pela maneira como ela impacta a percepção do paciente, e não por preferências pessoais. Entenda melhor:

Fonte serifada ou serif: é aquela que tem pequenos prolongamentos nas hastes de cada letra. Transmite a ideia de tradição e é a mais indicada para quem quer passar a ideia de solidez, confiança e respeitabilidade;

Fonte sem serifa ou sans serif: sem prolongamentos nas hastes, tem uma aparência simples e limpa, e é utilizada quando a ideia é passar uma mensagem de objetividade e modernidade;

Fontes cursivas: incluem a maioria das fontes manuscritas e devem ser utilizadas com cautela para não prejudicar a legibilidade do logo. Transmitem a ideia de elegância e criatividade.

3. Priorize a legibilidade

Seja qual for o tipo de letra escolhido para o seu logo, certifique-se de que ele é perfeitamente legível por qualquer pessoa. Afinal de contas, a mensagem mais genial pode se perder se não puder ser compreendida facilmente.

Para garantir essa clareza, escolha apenas uma fonte e tenha cuidado também na hora de eleger as cores do logotipo, evitando visuais excessivamente poluídos.

Como esse processo funciona na PLING?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da escolha da fonte para o sucesso da criação do seu logotipo, fica mais fácil compreender porque contar com um time de especialistas coordenando o projeto é fundamental.

Profissionais especializados em design gráfico, que estudaram por anos como as cores, elementos visuais e fontes impactam o receptor da mensagem podem auxiliar você a obter uma identidade visual que esteja realmente alinhada aos seus propósitos. Entenda como esse processo funciona aqui na Pling:

1. Estudo do briefing respondido por você

Nosso trabalho de desenvolvimento do logo começa assim que recebemos o briefing enviado por você. Nosso time de especialistas está sempre a postos para estudar as suas respostas e criar o logotipo ideal para o seu consultório.

2. Análise das emoções relacionadas a pedido do cliente

Na Pling, nada é feito ao acaso. Contamos com um processo científico de criação, que leva em consideração as emoções que precisam ser despertadas nos seus pacientes para que você atinja os melhores resultados.

3. Pesquisa e seleção das fontes

Nesta etapa, nossa equipe vai finalmente escolher as fontes mais adequadas para transmitir a mensagem que você deseja para os seus pacientes.

4. Seleção das cores que reforçam essa emoção

Durante este passo do projeto, nossos especialistas escolherão as cores que traduzem os valores do seu consultório e ajudarão você a se aproximar ainda mais do seu público-alvo.

5. Escolha dos elementos gráficos ideais

Etapa final do processo de criação do logotipo, a escolha dos elementos gráficos ajuda a criar uma marca única, que representará o seu consultório perante pacientes e parceiros.

6. Aprovação e feedback do cliente

Com tudo pronto, o logotipo é enviado para você. Nessa fase, sugestões são sempre bemvindas! Você pode aprovar o trabalho realizado ou devolvê-lo para a realização de alterações.

Não se preocupe! O pagamento só deverá ser feito quando você estiver totalmente satisfeito com o resultado. 

7. Ajustes e aprovações

Nesta fase, nosso time de especialistas recebe o seu feedback, faz as alterações necessárias e envia o logotipo perfeitamente acabado para a sua aprovação final e pagamento.

Gostou de entender como escolher a fonte ideal para o seu logotipo? Se você quer que a sua identidade visual seja elaborada por um time de especialistas com expertise na criação de logos para Psicólogos, use a Pling agora mesmo! Será um prazer ajudá-lo!

Você pode ver um exemplo de logotipos para Psicólogos criados pela Pling clicando aqui.

Para solicitar a criação de um logotipo para você, clique aqui

0
Seja o primeiro a comentar!