Quanto custa adotar uma estratégia de marketing para você, Psicólogo(a)?

Quando você, psicólogo(a),  pensa em investir em marketing certamente uma das perguntas que mais vem à mente é “afinal, quanto isso vai me custar?”

Embora legítima, a preocupação não deve ser a prioridade de quem está buscando melhorar a performance. Isso porque o custo real de uma estratégia de marketing para psicólogos não pode ser avaliado sem levar em consideração o retorno que esta mesma estratégia vai proporcionar. Quer entender melhor como isso funciona? Acompanhe a leitura!

Vantagens na adoção de uma estratégia de marketing

Antes de entender quanto custa a implantação de uma estratégia de marketing, é preciso deixar claro que investir em marketing (principalmente na Psicologia) é muito mais do que uma mera formalidade. 

Uma marca forte (produto de um marketing bem feito), reconhecida pelos seus pacientes e pelo mercado como um todo, bem como um bom posicionamento desta marca, no mundo on line e off line, traz uma série de vantagens, que você vai conhecer melhor agora:

1. Reafirma a sua credibilidade: não possuir uma marca forte passa a mensagem de que o seu consultório funciona de maneira pouco profissional e improvisada, o que pode arranhar a sua credibilidade, maior capital de quem trabalha com saúde;

2. Aumenta a sua visibilidade: uma marca forte e bem divulgada faz com que você  seja imediatamente reconhecido por pacientes e, principalmente, por potenciais novos pacientes.  Em palavras simples, seu consultório deixa de ser mais um e passa a se posicionar como uma referência na sua especialidade;

3. Ajuda a atrair o público-alvo ideal: uma estratéga de marketing para psicólogos bem planejada deve sintetizar os valores da sua clínica e auxiliá-lo na atração do público-alvo ideal,melhorando seu posicionamento de mercado e possibilitando o cumprimento das metas do seu planejamento estratégico.

E então, vamos refazer a pergunta : quanto custa adotar uma estratégia de marketing 

Agora que você já sabe as vantagens de ter uma estratégia inteligente de marketing, fica mais fácil mensurar quanto realmente ela vai custar. Para tanto, é importante considerar alguns aspectos:

O valor de mercado

Como você pode ver, adotar uma estratégia de marketing agrega um enorme valor de mercado à sua atividade profissional. 

Com o desenvolvimento de uma estratégia de marketing forte você, como Psicólogo(a)  ganha credibilidade e reconhecimento, o que vale muito!!!

Por isso, é impossível calcular quanto custa a adoção de uma estratégia de marketing  pensando apenas no valor que você investirá na sua elaboração e desprezando todo o valor agregado que ela trará ao negócio. Ainda que (e aqui vai um spolier) que o custo na Pling seja beeeeeeem baixo.

Os custos de produção

Ainda que isso fosse possível, não há como fazer uma estimativa real do custo pensando somente nos gastos materiais da sua elaboração.

Você já ouviu alguém dizer que criar uma estratégia de markerting, atualmente, é uma tarefa simples, que você mesmo pode fazer diretamente em suas redes sociais? Esse tipo de mentalidade pode trazer consequências desastrosas para você.

É importante considerar que a Psicologia é uma área bastante específica, e a criação de uma estratégia de marketing para psicólogos exige profundo conhecimento dessa realidade.

É fundamental, por exemplo, que sejam observadas as determinações do Código de Ética no que diz respeito à publicidade para psicólogos.

Portanto, contar com uma equipe altamente especializada, com expertise na área da Psicologia,  é essencial para evitar problemas graves no futuro.

Realizando o cálculo do retorno do investimento

Você já entendeu a importância de não se prender apenas ao valor cobrado para a criação de sua estratégia de marketing, mas ainda assim gostaria de ter uma ideia mais realista do retorno que esse investimento pode lhe trazer?

Um dos indicadores mais importantes do marketing pode ajudá-lo nessa tarefa. Trata-se do ROI, sigla em inglês que singifica return on investiment (retorno do investimento). De uma maneira simples, para calcular o ROI de sua estratégia de marketing você deve utilizar a seguinte fórmula:

ROI = Ganhos obtidos – Investimento

Para chegar aos ganhos obtidos, você pode considerar, por exemplo, as receitas advindas dos novos pacientes conquistados após a implantação de sua estratégia de marketing. 

No entanto, dois pontos importantes devem ser considerados: o ROI é apenas uma estimativa para que você possa avaliar com mais clareza como seus investimentos são empregados. Como já dissemos, o valor agregado em credibilidade é imensurável.

O segundo ponto, e o mais importante deles, é que para que essa avaliação seja realista, você não pode ter pressa. A implantação de uma estratégia de marketing precisa passar por um tempo de consolidação no mercado antes de que possa apresentar resultados palpáveis. Não há resultados milagrosos no curto prazo (antes de 6 meses). Quem promete isso, certamente não irá cumprir. 

Portanto, na hora de calcular os custos na adoção de sua estratégia de marketing, foque mais nos benefícios que ela trará ao seu negócio em médio e longo prazo do que nos números apresentados pelos indicadores.

Se você quer investir na construção de um belo posicionamento seu, enquanto Psicólogo(a) e também no crescimento do seu negócio com quem,entre tantos outros, realmente entende do assunto, será um prazer ajudá-lo(a). 

Desde já importante deixar claro o jeito Pling de tratar deste assunto:

1. Você pode testar gratuitamente todas as nossas soluções que farão parte de sua estratégia de marketing. Queremos que você conheça, teste, aprenda,sinta-se totalmente à vontade, para só depois decidir se quer ou não contratar.

2. Nós queremos investir num relacionamento de longuíssimo prazo com você. Por longuíssimo prazo entendemos um compromisso de trabalharmos juntos, literalmente, até o dia em que você se aposentar. Por isso investimos em um preço bastante baixo (em média, apenas R$ 97,90 por mês). Muito menor do que os R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00 reais por mês que você pagaria para uma agência de marketing tradicional.

3. Nós, na Pling, estamos super atentos aos limites do marketing para Psicólogos, impostos pelas diferentes normas, principalmente emanadas pelo Conselho Federal de Psicologia. Sobre este tema, sugiro que você leia este artigo 

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